Turistas e moradores de Curitiba terão wi-fi gratuito de acesso público em 254 locais da capital. Segundo a Prefeitura, isto deve acontecer no segundo semestre.
Os locais escolhidos para receber a rede gratuita são as que têm grande fluxo de pessoas e com apelo turístico como terminais, Ruas da Cidadania, Mercado Municipal, Faróis do Saber e da Inovação, Liceus do Ofício, Centro Histórico, Feira do Largo da Ordem, estabelecimentos de saúde e a área de atendimento do Palácio Solar 29 de Março, sede da Prefeitura, no Centro Cívico.
O Wi-fi Curitiba integra o Vale do Pinhão, movimento de inovação comandado pela Prefeitura em busca de soluções para diversas áreas e vai facilitar o acesso aos serviços públicos já oferecidos pela internet.
A implantação de toda a estrutura será feita pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) sem custos para a Prefeitura. Desde 2019, o Instituto tem um contrato de gestão com o município.
A implantação do wi-fi público foi o projeto escolhido pela Comissão de Avaliação do Contrato de Gestão, da qual participam diversas secretarias e órgãos municipais, que elegeu o Wi-fi Curitiba como projeto de responsabilidade social relativo ao contrato.
Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo, fala que a novidade é mais um atrativo que a cidade passa a oferecer. “O wi-fi gratuito vai proporcionar mais conforto e interatividade para os turistas que visitarem a nossa cidade”.
Para ter acesso ao Wi-fi Curitiba é necessário fazer uma autenticação no Passaporte Curitiba que gerencia todas as redes sem fio de internet pública gratuita, de acordo com o marco regulatório da internet. O usuário utilizará o mesmo login e senha onde quer que esteja, sem burocracia. Para se cadastrar, basta acessar este portal.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Quinn Kampschroer/Pixabay