O Rio Grande do Norte integra a região Nordeste do Brasil. Praias belíssimas, piscinas naturais de águas translúcidas, dunas de areia, parrachos, lagoas de água doce, falésias avermelhadas, vegetação nativa, vida marinha preservadas e sol escaldante o ano todo tornam o estado um destino incrível e muito procurado por turistas nacionais e estrangeiros.

São muitas atrações, que agradam todos os gostos e públicos: famílias com crianças pequenas, casais apaixonados e jovens em busca de agito. Vale dizer que, além das belezas naturais e das paisagens de tirar o fôlego, o Rio Grande do Norte é muito rico culturalmente e tem seu povo reconhecido pela hospitalidade.

TURISMO: As praias de Natal

A seguir, um roteiro com sete locais para conhecer no Estado:

1. Natal

Genipabu, Natal, Rio Grande do Norte

Foto: Jaime Dantas/Unsplash

A capital potiguar conta com ótima infraestrutura hoteleira, bem como de bares, comércios, restaurantes e outras opções de lazer. Ponta Negra, a principal e mais urbana praia de Natal, tem águas mornas e transparentes e um belíssimo cenário do Morro do Careca, cartão-postal do município. Além dela, há outras praias maravilhosas, como a dos Artistas, do Meio, do Forte, da Areia Preta, entre muitas outras.

Merecem destaque também o Parque Estadual das Dunas, reconhecido pela Unesco pela preservação da biodiversidade regional, o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, e o Farol de Mãe Luiza.

2. Mossoró

Mossoró está localizada no Interior e é a segunda cidade mais populosa do Estado, ficando somente atrás de Natal. A cidade chama atenção por seus poços de petróleo, águas termais, salinas (responsáveis pela produção da maioria do sal brasileiro) e, principalmente, as célebres festas juninas. Visitar Mossoró é entrar em contato direto com a história e com a diversidade das manifestações culturais da região.

3. Baía Formosa

Baia Formosa Beach by Hotel Side

A maior reserva de Mata Atlântica do Rio Grande do Norte, a Mata Estrela, está localizada em Baía Formosa. Notabiliza-se a Lagoa da Coca-Cola que recebe esse nome em virtude de suas águas escuras, que dizem possuir qualidades revitalizadoras.

As paradisíacas praias desertas são suas principais atrações, em especial a Praia de Baía Formosa, contornada de coqueiros, dunas e falésias avermelhadas. Praia do Bacupari, Baía dos Golfinhos, Praia da Cacimba e Praia dos Olhos d’Água são outros locais tranquilos e de visual deslumbrante.

4. Maracajaú

Maracajaú, Brasil, Natal, Rio Grande do Norte

Foto: Dodo Viana/ Unsplash

Situada ao Norte do Estado, Maracajaú está repleta de belezas naturais. O destaque fica por conta dos parrachos (formações de corais) que formam uma série de piscinas naturais, de águas rasas, mornas e transparentes, a cerca de 7 km da praia.

A área é protegida para evitar danos à biodiversidade e, por se tratar de uma vila de pescadores, os costumes locais também se mantêm preservados. Apesar da rusticidade, e da presença pouco forte de comércios, o lugar costuma receber muitos visitantes.

5. São Miguel do Gostoso

São Miguel do Gostoso, Rio Grande do Norte

Foto: Justino Neto/Unsplash

São Miguel do Gostoso é um destino descoberto recentemente pelos turistas e que não pode faltar no roteiro de quem quer conhecer o Estado potiguar. O local é um verdadeiro paraíso e proporciona momentos relaxantes de sombra e água fresca. O charme de Gostoso é justamente a união de silêncio, calmaria e comunhão com a natureza.

6. Pipa

Praia da Pipa, Natal, Rio Grande do Norte

Foto: Andre A. Xavier/ Unsplash

Não tem como falar do Rio Grande do Norte, sem citar a Praia de Pipa. Situada em Tibau do Sul, a 80 km da capital, é considerada uma das praias mais famosas, bonitas e badaladas do Nordeste.

Com ótima infraestrutura de hotéis, pousadas, comércios, bares, restaurantes e casas noturnas, aliada a paisagens estonteantes formadas por falésias, dunas, despenhadeiros, enseadas e outras, Pipa é diversão garantida para o dia e para a noite.

7. Dunas do Rosado

No Extremo Norte do Estado, a 270 km de Natal, Dunas do Rosado abriga um cenário sensacional. Suas dunas abrangem uma área de 10 km² e são constituídas por sedimentos (trazidos pelo vento) de falésias próximas, por isso adquirem várias tonalidades. No local, já foram gravadas as novelas “O Clone” e “Flor do Caribe” e o filme “Maria, mãe do filho de Deus”.

 

Comentários

Leave A Comment