Quem quiser fazer a visita ao interior da barragem da Usina Hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu, na Tríplice Fronteira, tem que fazer reserva para garantir o passeio. O atrativo está sendo oferecido apenas aos finais de semana e feriados e com disponibilidade entre vinte e quarenta vagas por saída. Após um período de testes, o passeio poderá ser ampliado para outros dias da semana.

O passeio dura 1h30, com seis saídas diárias (9h, 10h, 10h30, 14h, 15h, 15h30). O valor do ingresso é de R$ 130. Moradores dos municípios da região binacional e lindeiros ao Lago de Itaipu têm desconto de 50%. Os ingressos podem ser comprados no site do Complexo Turístico Itaipu (CTI) que oferece também outros passeios.

Fechada desde março de 2020, com uma reabertura de três semanas no final do ano passado, a visita é a mais completa dos atrativos da Itaipu permitindo uma verdadeira imersão na usina hidrelétrica.

O turista pode observar o eixo de uma das turbinas em pleno funcionamento, ver de fora a Sala de Controle Central (CCR), a barragem vista de dentro, e percorrer a galeria dos geradores, onde é possível ver as tampas das vinte unidades geradoras.

Na parte externa, o visitante passa pelos mirantes do Vertedouro e Central, que oferece uma visita panorâmica da Usina, além de fazer uma parada no alto da barragem com vista para a imensidão do reservatório e de passar ao lado dos condutos forçados (os enormes tubos brancos por onde escoam cerca de 700 mil litros de água por segundo). Todo o passeio é guiado (em português, inglês e espanhol), com informações técnicas e curiosidades sobre os pontos visitados.

Por ser um circuito em área industrial, onde a produção de energia não para, o turista deverá atender a alguns requisitos: ter 14 anos ou mais; usar calçado sem salto, preso ao calcanhar; e roupa na altura do joelho, sem fendas. Todos os protocolos sanitários para combate da Covid-19 são obedecidos.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Leave A Comment