A comuna de Interlaken, a apenas 57 km de carro ou cerca de 1 hora de trem de Berna, capital da Suíça, é mundialmente conhecida pelos seus alpes e ter mais de 200 km de pistas de esqui que são atração no inverno. Mas esta cidade que tem ares bucólicos de interior na região montanhosa de Bernese Oberland, centro da Suíça, tem infraestrutura invejável e é destino para o verão também.
Nos meses mais quentes, o curso do rio Lütschine, por exemplo, vira palco de um emocionante rafting que começa aos pés da montanha Eiger e segue com corredeiras níveis 3 e 4 (consideradas moderadas a difíceis) até a recompensadora vista do lago Brienz, onde pode se aventurar num passeio de jetboat. Esta é uma atração em alta velocidade que faz o percurso de ida e volta entre Bönigen e as esplêndidas Cataratas de Giesbach.
A partir de uma plataforma entre as copas das árvores, os aventureiros podem escolher entre quatro atividades e testar a frequência cardíaca com combinações de altura, velocidade e queda livre no Vertical Rush que promete vistas espetaculares de Interlaken.
Turistas menos aventureiros podem optar por passeios tranquilos e igualmente prazerosos. Um deles, de caiaque pelas águas azuis-turquesa do Brienz, inclui paradas em prainhas escondidas e no castelo Ringgenberg, erguido no século 13. Famílias costumam preferir a margem do lago, onde o trecho Bönigen Lido recebe banhistas e remadores de todas as idades.
Outra atração protagonizada pelos idílicos lagos Thun e Brienz contribui para tornar a viagem inesquecível. Durante os meses de primavera e verão, é possível contemplar o pôr do sol a bordo de um cruzeiro noturno com direito a música, comida e bebida. Há também versões para navegar o dia inteiro.
As deslumbrantes paisagens de Interlaken também inspiram os apaixonados por duas rodas. Tours guiados de bicicleta, com mais ou menos emoção, mas sempre circundados pelos Alpes Suíços, figuram entre os bons programas para curtir o sol e as agradáveis temperaturas.
O mesmo vale para esportes radicais aéreos, como paraquedismo e paragliding, talvez a melhor maneira de guardar na memória a magnitude de Interlaken, que parece ter sido pintada à mão, emoldurada pelas hipnotizantes montanhas Eiger, Mönch e Jungfrau. Esta última, aliás, acolhe a mais alta estação de trem europeia, a Jungfraujoch – Top of Europe, instalada a 3.454 metros acima do nível do mar, que começou a ser construída em 21 de fevereiro de 1912.
O local não é apenas uma parada sobre trilhos com vista impressionante: tem um palácio de gelo, mirantes de observação e restaurantes.