O alfajor do Uruguai é a a combinação perfeita para o paladar de adultos e crianças. Este doce que tem tantas versões quanto gostos, é composto por dois ou mais biscoitos, unidos por um recheio doce e geralmente banhados em chocolate, glacê ou açúcar de confeiteiro. O recheio costuma ser doce de leite, embora também haja alfajores de frutas, mousse de chocolate e até Tannat.
A história do alfajor remonta à antiguidade e sua origem é motivo de debate, pois está presente em diversas culturas. Porém, é na América Latina que o alfajor adquiriu uma identidade única e se tornou um doce emblemático da região.
Acredita-se que a ideia do alfajor venha dos árabes, que introduziram esse doce na Península Ibérica durante sua ocupação. A palavra “alfajor” deriva do termo árabe “al-hasú”, que significa “recheio”. Estes doces consistiam em duas ou mais bolachas unidas por um recheio de mel, amêndoas e especiarias. Com a chegada dos colonizadores espanhóis na América, o alfajor mudou-se para o continente.
No Uruguai ele é um dos doces mais consumidos. As variedades mais comuns são chocolate, merengue e maisena, com recheio de doce de leite. Também é comum encontrar outros tipos de recheios: chocolate, merengue, geleias, variedades de frutas, coberturas, tipos de wafers (biscoitos, bolachas, coco), formas e decoração. Os “ioiôs” são considerados uma variante dos alfajores, também tradicionais no Uruguai.
Como um doce de produção em massa, seu nascimento remonta à década de 1960 no Uruguai. A variedade é tamanha que em todo o país é possível encontrar até 500 receitas diferentes deste produto.
As principais fábricas de alfajores estão localizadas nos departamentos de Montevidéu, Maldonado e Lavalleja: Alfajores de Minas, Punta Ballena, Portezuelo, Juana La Loca, Lapataia, Agua Helada, entre outras. Elas exportam para os Estados Unidos, Espanha e países do Mercosul. Mas é muito difícil não encontrar um alfajor feito em padarias, confeitarias e de forma artesanal.
TURISMO: 5 lugares onde o céu é mais bonito no Uruguai
Onde provar alfajores caseiros
Montevidéu:
- Alfajores do Uruguay Café (Cidade Velha)
Boutique dedicada a este clássico do Rio de la Plata e onde você pode se divertir. Fazem 23 sabores de alfajores gourmet, com destaque para doce de leite, licores, Tannat e frutas nativas, entre outros.
- Café Cult (Cidade Velha)
A proposta é saborear um bom café e alfajores artesanais, entre outras sobremesas, em um ambiente aconchegante no Café Cult.
- Nomad, Parque Rodó
O Nomad é local ideal para experimentar o alfajor feito com chocolate belga, doce de leite, amendoim e sal marinho, “é a combinação perfeita”, segundo alguns comentários de seus clientes.
- Doña Inés, doces tentações – Pocitos
No Doña Inés adoram os detalhes e conseguem fazer você se sentir em casa com uma variedade de sabores autênticos feitos 100% à mão.
- Philomène Café, Punta Carretas
Pode tomar o café da manhã, almoço ou chá, sempre acompanhado de receitas artesanais e boa música no Philomène Café. Os alfajores vão “roubar” o seu sono, não deixe de os experimentar.
Maldonado
- La Rebelión Café, Punta del Este
Com uma vista única para a baía, La Rebelión Café oferece uma delícia de opções doces e salgadas; com um cafezinho e alfajor que valem a pena provar.
- Lapataia
No Lapataia, além de experimentar um piquenique, oferece a possibilidade de degustar seus deliciosos doces e alfajores a poucos minutos de Punta del Este.
Lavalleja
- Los Alfajores de las Sierras de Minas
Eles são um clássico do Uruguai. Desde 1953 se dedicam a produzir este alfajor único, que surpreendeu com novas versões: Legendary Origin com sua linha “Intenso”. Em dezembro de 2010, Los Alfajores de las Sierras de Minas bateram o recorde do Guinness ao fazer o maior alfajor do mundo.
Flores
- Cuatro de Julia
Cuatro de Julia é um projeto familiar que, além de tentar com doces, adora emocionar e surpreender com seus alfajores recheados de doce de leite, marmelo e até geleia de cenoura. Também é vendido em Montevidéu em alguns mercados onde se vendem alimentos.
- Barlovento,
Outro desejo da terra do Geoparque Grutas del Palacio são os alfajores artesanais de merengue de Barlovento ou o clássico doce de leite ou os recheios marroquinos -creme de amendoim e chocolate-, que são uma referência obrigatória no departamento. No momento só se encontram nos supermercados e nas lanchonetes dos postos de Trinidad, posteriormente sua comercialização será estendida ao resto do país.
Fonte: Uruguay Natural/Ministério do Turismo