Desde o início do ano houve um aumento de aproximadamente 40% no valor das passagens aéreas. Destinos tanto nacionais, quanto internacionais, tiveram uma alteração considerável em seus preços. Essas mudanças aconteceram por diversos fatores econômicos, como o aumento no preço do petróleo, que um dos fatores impulsionadores da alta foi a guerra da Rússia contra a Ucrânia. Isso não quer dizer, no entanto, que o turismo foi prejudicado como um todo. Apesar da oscilação nos custos do turismo, as viagens de luxo seguem despontando e podem ser uma oportunidade para alavancar os negócios de muitas empresas do segmento.

O Luxury Travel Annual Report realizou um mapeamento do perfil dessa classe de viajantes e concluiu que são homens e mulheres na faixa etária dos 30 aos 39 anos os consumidores de destinos de luxo. Esse público possui uma renda mensal superior a R$ 20 mil e por ano realiza de quatro a seis viagens de lazer. Em 2021, as viagens de luxo representaram mais de 50% do total de vendas de viagens do ano.

SAIBA MAIS: Boas práticas devem nortear empresas de turismo

Os desafios e possibilidades para o setor de turismo de luxo nos próximos anos estarão relacionados a proporcionar experiências notórias e possibilitar que cada viajante possa usufruir ao mesmo tempo de suntuosidade e conforto.

A Skift, site de notícias sobre a indústria de viagens, realizou uma pesquisa que mostra que os turistas de luxo estão cada vez mais depositando a sua confiança em empresas de viagens e consultores para guiar seus roteiros. Porém, esse gerenciamento precisa ser feito com segurança e preparo da parte do empreendedor. Cada anfitrião precisa ter uma boa estrutura e oferta de serviços e será fundamental a estruturação das empresas com base nas necessidades desse perfil de consumidor. Passar por uma análise de potencialidades do negócio, além de organizar internamente todos os setores da empresa para garantir o crescimento será crucial.

Esse é o momento certo para o setor se diferenciar e criar novas estratégias para o mercado, podendo ganhar a confiança desse público.

É também a hora de se reinventar, buscando parceiros de negócios que estejam alinhados com as expectativas dos viajantes de luxo e preparados para criar uma experiência única.

Unir um bom planejamento empresarial a propostas únicas que contemplem experiências exclusivas ao cliente será um caminho de grandes resultados para muitos negócios do turismo.

Flávio Pinheiro Neto, é advogado empresarial do escritório Flávio Pinheiro Neto Advogados

Comentários

Leave A Comment