Para quem gosta de cruzar longas distâncias em meio à natureza, o Brasil tem as trilhas perfeitas. O ecoturismo é uma ferramenta muito importante de educação ambiental. Estar em contato direto com a natureza valoriza, acima de tudo, a preservação do meio ambiente – não só natural, mas também social e cultural. As atividades mais comuns são as trilhas ecológicas, os pontos de observação e o mergulho.

Abaixo uma lista contendo circuitos de trilhas em cidades brasileiras:

1. Vale do Pati, BA

A trilha do Vale do Pati (foto do destaque) cruza o Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia. Tida como uma das mais bonitas do Brasil e da América do Sul, o seu caminho presenteia o caminhante com cachoeiras, piscinas naturais, mirantes e vegetação nativa da Mata Atlântica.

A rota total soma 70 km, a serem percorridos entre seis e oito dias, cujos pontos finais são Cachoeira do Lajeado e o Poço Azul. Há alternativas de percursos mais curtos, como os que terminam no Mirante Pati e Águas Claras, também no Cachoeirão e Cachoeira do Funil.

2. Travessia Petrópolis, RJ

Travessia Petrópolis Teresópolis

Foto: Paulo Henrique Macedo Dias/Unsplash

Muito popular entre os trilheiros, a travessia interliga duas famosas cidades do estado do Rio de Janeiro: Petrópolis e Teresópolis. Localizada em meio à Serra dos Órgãos, o itinerário tem 30 km que levam, em média, três dias para serem completados.

Quem percorre o trajeto por completo conhece diversos locais, dentre os quais se destacam a Cachoeira Véu da Noiva, o Mirante da Pedra do Queijo, a Pedra do Sino e os Castelos de Açu.

CONHEÇA: A Chapada dos Veadeiros

3. Rio do Boi – RS/SC

A localização geográfica do Parque Nacional dos Aparados da Serra – fronteira dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e também divisa vertical da Serra Geral, que envolve o Brasil, a Argentina e o Uruguai – explica a quantidade de visuais impressionantes.

São 8 km, realizados entre pedras do Cânion Itaimbezinho e, ao final, é possível curtir duas belas cachoeiras: Andorinhas e a Véu da Noiva.

4. Monte Roraima, RO

O Monte Roraima está situado no estado de Roraima e em uma região de tríplice fronteira (Brasil, Venezuela e Guiana Inglesa). O trekking na montanha costuma levar de oito a dez dias e o seu local de entrada é pela Venezuela.

TURISMO: Os montes sagrados na Região Norte do Brasil

É um dos picos brasileiros mais altos – 2.875 metros de altitude. A trilha revela uma série de outras belezas, como Vale dos Cristais, Ponto das 3 Fronteiras, quedas d’água, jacuzzis naturais, entre outros.

5. Pico das Agulhas Negras e Prateleiras, RJ, MG e SP

Pico das Agulhas Negras

Foto: Jaime Dantas/Unsplash

Primeiro parque nacional do Brasil, o Parque Nacional do Itatiaia abriga formações rochosas que vão do estado do Rio de Janeiro a Minas Gerais, no limite com São Paulo. Nele estão dois grandes picos: Prateleiras (2.540 metros) e Agulhas Negras (2.790 metros), tradicionais entre os amantes de esportes de aventura.

A trilha que leva ao primeiro é de dificuldade média, somando cerca de 10 km em um trajeto bem demarcado. Já o segundo é considerado um pouco mais difícil, pois alguns trechos só são acessíveis por meio de cordas, mas a vista espetacular compensa o esforço.

6. Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, MA

Lençóis Maranhenses

Foto: Javier Collarte/ Unsplash

Os Lençóis Maranhenses são um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil. A travessia permite conhecer cada um desses cenários paradisíacos. São 30 km, de nível moderado, que levam cerca de cinco dias para serem percorridos.

As principais atrações são as lagoas Bonita e da Gaivota, o Rio Preguiça, o povoado de Atins, as dunas e a cultura local.

7. Cachoeira Santa Bárbara, GO

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, é lar de inúmeras cachoeiras, cavernas, cânions e de uma riquíssima biodiversidade. Destaca-se entre as suas trilhas, a que leva à Cachoeira Santa Bárbara – uma cachoeira de águas cristalinas e areia bem branca. O trajeto tem duração estimada em duas horas.

Comentários

Leave A Comment