Companhias aéreas de todo o mundo foram avaliadas no 2022 APEX Regional Passenger Choice Awards, promovido pela Apex (Airline Passenger Experience Association), organização global sem fins lucrativos e uma das maiores associações internacionais de companhias aéreas do mundo que tem como missão “fortalecer a indústria e possibilitar oportunidades de negócios por meio de educação, inovação, networking e reconhecimento”.
Para o prêmio de 2022, a Apex firmou parceria com o TripIt, da Concur, o app de organização de viagens mais bem avaliado do mundo, para coletar a opinião anônima de passageiros, além de insights, e assim chegar aos finalistas do Passenger Choice Award. Quase 1 milhão de voos foram avaliados por clientes de mais de 600 companhias aéreas mundiais, usando-se uma escala de até 5 estrelas. Os passageiros forneceram avaliações anônimas em 5 subcategorias: Conforto do Assento, Serviço de Cabine, Comida & Bebida, Entretenimento e Wi-fi. O Apex Regional Passenger Choice Awards 2022 foi certificado de forma independente por uma empresa de auditoria terceirizada e verificado pela Porsche Consulting. Os prêmios de Melhor Comida e Bebida são entregues em conjunto com a International Flight Services Association (IFSA).
Joe Leader, CEO da Apex/IFSA, afirmou que “os vencedores do Regional Passenger Choice Awards 2022 foram homenageados graças ao feedback de seus passageiros durante alguns dos momentos mais difíceis da pandemia para a aviação. No ano passado, cada uma dessas companhias aéreas deu passos incríveis para oferecer a melhor experiência de voo em um cenário de desafios. Estamos orgulhosos de lançar luz sobre essas companhias aéreas de primeira classe para cada região do mundo”.
TURISMO: A região Norte e seus montes sagrados
Os vencedores do Apex Global Passenger Choice Award 2022 foram: Emirates para Melhor Entretenimento; EVA Air para Melhor Serviço de Cabine; Delta Air Lines para Melhor Wi-Fi; e Qatar Airways para Melhor Conforto de Assento, e para o APEX/IFSA Global Passenger Choice Awards de Melhor Comida e Bebida.
O Global Passenger Choice Awards é o maior prêmio atingível. As companhias aéreas que recebem o prêmio Global não são elegíveis para receber um prêmio duplicado em nível regional. Para os prêmios regionais, a maior honra vai para os vencedores do Apex Passenger Choice Award para Melhor Geral. As companhias aéreas que recebem essa honra não são elegíveis para receber prêmios redundantes para categorias de voo. Por fim, nenhuma companhia aérea pode receber mais de duas categorias de voo para uma região. Essas regras foram estabelecidas pelo Comitê de Prêmios Apex para garantir que as companhias aéreas sejam reconhecidas com base nas áreas em que brilham mais em nível global, regional e de categoria.
Três companhias aéreas brasileiras foram distinguidas como vencedores regionais, que foram na:
África
Melhor companhia aérea geral: Air Austral
Melhor Entretenimento: Ethiopian Airlines
Melhor serviço de cabine: Ethiopian Airlines
Melhor Wi-Fi: Air Mauritius
Melhor comida e bebida: Air Mauritius
Melhor conforto de assento: South African Airways
Centro/Sul da Ásia
Melhor companhia aérea geral: Vistara
Melhor Entretenimento: Air Astana
Melhor serviço de cabine: SriLankan Airlines
Melhor Wi-Fi: SriLankan Airlines
Melhor comida e bebida: Air Astana
Melhor Conforto do Assento: Indigo
Ásia Oriental
Melhor companhia aérea geral: EVA Air
Melhor Entretenimento: Cathay Pacific
Melhor serviço de cabine: Korean Air
Melhor Wi-Fi: Japan Airlines
Melhor comida e bebida: Korean Air
Melhor conforto do assento: Singapore Airlines
Europa
Melhor companhia aérea geral: Virgin Atlantic
Melhor Entretenimento: Air France
Melhor serviço de cabine: SWISS
Melhor Wi-Fi: Finnair
Melhor comida e bebida: Turkish Airlines
Melhor conforto do assento: Turkish Airlines
China Continental
Melhor companhia aérea geral: Xiamen
Melhor Entretenimento: China Southern
Melhor serviço de cabine: China Southern
Melhor Wi-Fi: China Oriental
Melhor comida e bebida: Air China
Melhor conforto do assento: China Eastern
Oriente Médio
Melhor companhia aérea geral: Qatar Airways
Melhor Entretenimento: Etihad Airways
Melhor serviço de cabine: Middle East Airlines
Melhor Wi-Fi: Emirates
Melhor comida e bebida: Emirates
Melhor conforto do assento: Oman Air
Pacífico Sul
Melhor companhia aérea geral: Air New Zealand
Melhor Entretenimento: Air Tahiti Nui
Melhor serviço de cabine: Air Tahiti Nui
Melhor Wi-Fi: Qantas
Melhor comida e bebida: Fiji Airways
Melhor conforto do assento: Virgin Australia
Américas
Melhor companhia aérea global das Américas: Delta Air Lines
América do Norte
Melhor grande companhia aérea da América do Norte: Alaska Airlines
Melhor companhia aérea regional da América do Norte: JSX
Melhor companhia aérea de baixo custo na América do Norte: Southwest Airlines
Melhor serviço de cabine: havaiano
Melhor Wi-Fi: JetBlue
Melhor Conforto do Assento: Havaiano
Melhor comida e bebida: JetBlue
Melhor Entretenimento: United Airlines
América do Sul
Melhor companhia aérea geral: Azul
Melhor Entretenimento: Avianca
Melhor serviço de cabine: Avianca
Melhor Wi-Fi: Gol Linhas Aéreas Inteligentes
Melhor comida e bebida: Latam
Melhor Conforto do Assento: Latam
Fonte: Apex