Está em operação o novo Espresso Cadore, um dos trens da empresa Treni Turistici Italiani que faz o trajeto entre a capital italiana Roma e a estação de esqui Cortina d’Ampezzo.
O trajeto é feito de madrugada, com o movimento do trem “ninando” os passageiros em vagões-leitos.
O trem vai, na verdade, até Calalzo di Cadore, onde os viajantes embarcam em um ônibus dedicado para o trecho final até Cortina.
TURISMO: Itália aposta no “turismo de raízes”
A agência Ansa acompanhou a viagem que começa às 21h (horário local), quando o condutor acompanha os hóspedes até as respectivas cabines e leva as malas para o vagão de bagagens, onde também podem ser deixados equipamentos de esqui e bicicletas.
Logo depois, os viajantes vão ao vagão restaurante que conta com mesas com toalhas e guardanapos de tecido, pratos de cerâmica e copos de vidro.
Convidativo, o menu tem quatro etapas, com duas opções de entrada, três opções de primeiro prato, três de segundo e duas sobremesas à escolha do visitante, além de uma carta de vinhos.
O trem começa o percurso durante o jantar e o bar fica aberto durante toda a viagem.
O banheiro da cabine oferece nécessaire com utilidades, incluindo máscara de dormir e pente. Depois, é hora de descansar na cama do vagão, com lençóis de algodão.
O condutor acorda os visitantes no horário desejado e o café da manhã pode ser tomado na cabine ou no restaurante, quando já é possível ver das janelas o amanhecer nas Dolomitas.
O trem chega ao destino quase às 8h (horário local).
A viagem de ida sai a partir de € 165.
O Espresso Cadore vai operar até 25 de fevereiro em todos os finais de semana, da estação Roma Termini a Calalzo di Cadore. Há paradas em Orte, Orvieto, Treviso, Ponte nelle Alpi e Longarone – Zoldo.
Ansa