Os visitantes do Texas são frequentemente convidados a experimentar o estilo de vida dos cowboys, tão intrínseco no coração da cultura texana. Desde o final do século 19, o cowboy norte-americano tem sido uma figura de importância especial, e cowgirls vêm ganhando respeito semelhante. Especificamente no caso do Texas, a cultura do vaqueiro pós-Guerra Civil foi integrada com as tradições do gado de pastoreio, resultando nesse caráter cultural e no seu modo de vida. Graças a uma variedade de fazendas, distritos históricos, locais de entretenimento, rodeios e excursões, os visitantes podem facilmente “vestir as botas” para se sentir com uma destas figuras heróicas.

Para experimentar o estilo de vida autêntico do cowboy, os visitantes só precisam trocar seus ternos e gravatas por jeans e botas, e visitar um dos mais de 100 ranchos de gado mais frequentados do Texas.

Cowboys experientes lideram grupos em passeios durante a noite e em aventuras a cavalo; já as famílias podem passar dias na sela do cavalo e, à noite, todos apreciam o tradicional cozido dos cowboys ao ar livre, com um céu repleto de estrelas – sem a interferência das luzes das grandes cidades.

Para os mais aventureiros, pilotos experientes podem participar dos autênticos rebanhos de gado em áreas vastas e abertas. É uma ótima maneira de conhecer as origens, a história e a importância do pastoreio. No Oeste do Texas, o rebanho é semestral e ocorre a cada primavera e outono no Big Ranch State Park. Durante três dias, os hóspedes podem trabalhar e montar nos longhorn (bois cujo chifre é comprido). É certo que os visitantes vão sair com respeito pelo estilo de vida do cowboy e, mais importante, sentindo-se como nos filmes de Hollywood que abordavam o tema, como o “The Duke”.

Big Ranch State Park. Divulgação

Esses ranchos de hóspedes também oferecem muitas atrações para os cowboys e cowgirls em treinamento. Piscinas, toboáguas, canoagem e lições de cavalgadas são oferecidas, na maior parte do Estado, tanto para adultos como para crianças. Além disso, vale observar pássaros e animais selvagens, atrações populares que certamente não vão decepcionar! Pegue um par de botas e desbrave as trilhas para observar as muitas espécies nativas do Texas.

Situadas no coração de algumas das áreas mais belas do Texas, muitas das fazendas são facilmente acessíveis a partir de centros urbanos. A Sudoeste de Houston, George Ranch é uma fazenda com casas históricas, apresentadores fantasiados e atividades práticas. E em Kingsville, localizado ao longo da costa entre Brownsville e Corpus Christi, King Ranch é uma das maiores fazendas do mundo com visitas guiadas para ilustrar os trabalhos, a história e os dias de modernidade da fazenda.

George Ranch. Foto: Facebook

 

George Ranch. Divulgação

Noventa quilômetros a Noroeste de Fort Worth, Graham é a casa do rancho Wildcatter, que ocupa 1,5 mil hectares e oferece o escape perfeito para aventuras voltadas às famílias. Mais uma localizada no centro de Texas Hill Country, a pequena cidade de Bandera é conhecida como “A Capital Mundial do Cowboy”. Nos dias atuais, os visitantes podem experimentar a forte tradição do rodeio desta cidade e ficar em um dos ranchos de gado de Bandera, onde excursões a cavalo e refeições feitas no chuckwagon (armazém de comidas sobre rodas) ainda são a norma. Para uma noite na cidade, relaxe à maneira do Velho Oeste e aprecie a música ao vivo em locais agitados.

TURISMO: O Sul selvagem norte-americana

No Dallas/Fort Worth Metroplex, o visitante-cowboy encontra o Wild West com uma série de atrações e atividades. Em Dallas, a Pioneer Plaza abriga o maior monumento de bronze do mundo, exibindo 40 bois texanos (longhorn), sendo conduzido por três vaqueiros a cavalo, uma celebração das trilhas que levavam o gado para os mercados.

Perto dali o histórico West End District Entertainment oferece lojas especializadas, as churrascarias mais famosas da área e salões, incluindo o Dallas Gilley, que apresenta o touro mecânico do lendário filme de Hollywood “Urban Cowboy”.

Pioneer Plaza. Foto: Facebook

Do ponto de vista cultural, a cidade de Fort Worth – conhecida por seus cowboys e pela cultura – apresenta alguns dos melhores museus do Oeste do país, como o Sid Richardson Museum, Amon Carter Museum e The National Cowgirl Museum and Hall of Fame. Em conjunto com este último, a Cowgirl University oferece uma série de workshops práticos, aulas, retiros e demonstrações dedicados a compartilhar o estilo de vida western com um público amplo. Sundance Square oferece museus adicionais, galerias de arte, boutiques e restaurantes. O Velho Oeste vem à vida no Stockyards National Historic District, com o único rebanho de gado feito duas vezes ao dia no mundo, conhecido como o rebanho de Fort Worth, e nos fins de semana, o Campeonato de Rodeio de Currais.

Nos meses de primavera e verão, a temporada de rodeio está em pleno andamento em todo o Estado da Estrela Solitária. Os visitantes vêm de todo o país para desfrutar desta tradição cheia de imagens, sons, cheiros, sabores e experiências.

Stockyards National Historic District. Foto: Facebook

Com os profissionais do laço e da montaria, concertos, festas, churrascos, leilões ao vivo, passeios de trilha e muito mais, os rodeios sempre oferecem algo para todos. Eventos anuais incluem o Fort Worth Show & Rodeo, San Antonio Show & Rodeo, Houston Livestock Show & Rodeo, Austin’s Star of Texas Rodeo, as séries do Cowboys Professional Rodeo Association (CPRA) e eventos em Corsicana, Huntsville, Katy, Madisonville e George West, o West of the Pecos Rodeo, o Tri-State Fair and Rodeo em Amarillo e o Southwestern International PRCA Rodeo em El Paso.

Nas proximidades do Metroplex, mais de 100 ranchos recebem os convidados para experimentar o estilo de vida da Estrela Solitária. Os hóspedes podem explorar a paisagem através de passeios a cavalo, canoagem, mountain biking, observação de estrelas, pesca, passeios em caminhões de feno, churrascos, trilhas durante a noite, aulas de laço, danças coreografadas típicas da região, cafés da manhã ao estilo cowboy, escavação de fósseis, tubos de rio e até mesmo lâminas d’água. Para uma noite na cidade, descontraia-se e aprecie a música ao vivo em um dos locais honky-tonks, onde os habitantes locais garantirão que os visitantes sejam parte do entretenimento.

No Oeste do Texas, o Longhorn Cattle Drive ocorre a cada primavera e outono no Big Ranch State Park. Durante três dias, os hóspedes podem experimentar a vida em uma fazenda, guiando os longhorns.

Tire a poeira das botas, pegue um chapéu de cowboy, e siga pelas trilhas para uma experiência inigualável, onde o Velho Oeste encontra o cowboy que há em você de uma forma inesquecível.

Saiba mais sobre hospedagem e ranchos a serem visitados nesse link e tenha a a experiência de viver como um verdadeiro texano.

Fonte: Visit Texas

 

Comentários

Leave A Comment