O turismo é movimento. E como toda atividade econômica, tem tendências. E, para 2026, especialistas da operadora Abreu, revelam uma lista que aponta para um viajante mais curioso, consciente e em busca de vivências que realmente façam sentido.

São, segundo observaram, sete apontamentos que prometem transformar o jeito de viajar em 2026 e que podem servir de inspiração para planejar sua próxima viagem.

1.O inédito ganha valor

Explorar lugares pouco conhecidos e vivenciar culturas de forma genuína será uma das maiores buscas dos viajantes. Islândia, Açores, Sri Lanka, Uzbequistão, Armênia e Geórgia surgem como novos queridinhos. No Brasil, destinos como Chapada das Mesas, no Maranhão, Península de Maraú, Bahia e Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, encantam por unir natureza, autenticidade e boa gastronomia.

2.Quando o evento é o destino

Viajar para viver um grande momento estará em alta, seja um festival, uma competição esportiva ou uma celebração cultural. Em 2026, experiências como o Mundial de Seleções nos Estados Unidos, o Festival das Lanternas na Tailândia, a Oktoberfest na Alemanha, as vindimas na Serra Gaúcha e o Carnaval de Salvador e Rio de Janeiro prometem atrair turistas de todos os estilos.

3.Viagens de trem: luxo sobre trilhos

Mais do que um meio de transporte, os trens de luxo se tornam o próprio destino. Roteiros icônicos como o Glacier Express (Suíça), o Andean Explorer (Peru), o The Canadian (Canadá) e a Maria Fumaça da Serra Gaúcha oferecem uma forma charmosa, relaxante e memorável de conhecer o mundo, com conforto e paisagens cinematográficas. Sem contar, também, o passeio de Litorina pela mais que centenária Serra do Mar, entre Curitiba e Paranaguá.

TURISMO: Quais vacinas devo tomar antes de viajar

4.Roteiros combinados e experiências múltiplas

O desejo de aproveitar mais em menos tempo faz crescer os roteiros que unem dois ou mais destinos em uma só viagem. Entre as apostas estão Japão e Coreia do Sul, Aruba e Curaçao e os circuitos europeus da Abreu. Outra excelente opção são os serviços gratuitos de stopover oferecidos pelas companhias aéreas TAP e Copa Airlines. A primeira oferece uma parada em Lisboa ou Porto como complemento às viagens para outros países da Europa, enquanto a segunda oferece uma parada no Panamá para quem viaja a destinos do Caribe ou Estados Unidos. Vale a pena conferir esse serviço de stopover em outras companhias aéreas que podem permitir incluir mais destinos numa mesma viagem.

5.Natureza com conforto e propósito

O contato com o meio ambiente e o desejo de desacelerar continuam a inspirar o turismo. Em alta estão Patagônia, Atacama, Bonito, Lençóis Maranhenses e Maldivas, destinos que unem natureza exuberante e conforto, reforçando a busca por equilíbrio, bem-estar e sustentabilidade.

6.Um mundo só delas

Cada vez mais mulheres estão embarcando em viagens solo, seja em busca de autoconhecimento, liberdade ou conexão com outras viajantes. A Abreu aposta nessa tendência com o Programa Mulheres Preciosas, que em 2026 trará novos roteiros para Turquia, Marrocos, Dubai, Peru e Serra Gaúcha, unindo cultura, bem-estar e experiências transformadoras.

7.Viagens com significado

Sustentabilidade, inclusão, diversidade e espiritualidade são palavras-chave do novo turismo. Destinos como Bali, Foz do Iguaçu, Fernando de Noronha, São Francisco e Chapada dos Veadeiros aparecem como lugares que unem propósito e prazer. Ideais para quem busca uma jornada única e marcante.

Com apoio AFT Comunicação Digital

 

Comentários

Leave A Comment