Era uma Vila em 1829 e, hoje, é a Capital do Turismo de Aventura. Socorro, no Circuito das Águas Paulista, reúne ecoturismo, turismo de aventura, turismo rural, gastronômico, compras, artesanato, turismo histórico e religioso, além de contar com várias opções de hospedagem: hotéis, hotéis fazendas, pousadas, hostels, campings e até pousada 100% pet, onde o pet é o hóspede e o tutor acompanhante.

Incrustada aos pés da serra da Mantiqueira, a cidade de pouco mais de 40 mil habitantes, tinha sua economia baseada na agricultura, especialmente, fazendas de café e fumo. Mas, a partir de 1945 com a Estância Sanitária com suas águas minerais, o turismo ganhou força, até que em 1978, Socorro foi considerada Estância Turística. Mas o impulso chegou nos anos 1990 com a exploração do rafting e a inauguração de hotéis fazenda, e a oferta de turismo de ecoturismo e aventura.

Tirolesa do Pânico, Socorro, São Paulo, Brasil

Tirolesa do Pânico. Foto:

O que fazer

Socorro agrada a todas as idades e a todos os gostos. A cidade oferece diversos roteiros com vivências ao ar livre e experiências únicas em seus diversos caminhos turísticos.

Ao total são doze roteiros que abrigam uma vasta hotelaria com pousadas charmosas e aconchegantes, parques, restaurantes, ateliês, cachaçarias, fazendas e pesqueiros, são eles: Caminhos Turísticos do Rio do Peixe; dos Pereiras; da Usina; Serrotes e Pedra Bela Vista; Lavras de Baixo e de Cima; Saltinho; Oratório; Pompeia; Visconde; Jaboticabal; Mirante do Cristo e Rodovias Capitão Barduíno e Octavio de Oliveira Santos e Centro Histórico.

Para quem gosta de aventura, Socorro oferece cerca de 30 atividades, entre elas, na água: rafting, canoagem, stand up paddle, boia cross, caiaque; na terra: off road, cavalgada, tirolesa, arvorismo, caminhada, escalada, rapel, cicloturismo, espeleoturismo, canionismo, caminhão safari, balanço, no ar: parapente, asa delta balonismo, voo panorâmico.

Igreja Matriz, Socorro, São Paulo, Brasil

Igreja Matriz.

No ecoturismo: pôr do sol, cachoeiras, pesqueiros, Mirante do Cristo e turismo de contemplação. Turismo histórico e religioso: centro histórico, casarões, Museu Municipal, Praça e Igreja da Matriz. Turismo Rural: fazendas de café, sítios, ranchos, agricultura orgânica, agrofloresta e alambiques. Turismo de compras e artesanato: centro de compras, casa do artesão e atelier de artes.

Destino Pet

Socorro é referência em Turismo Acessível, sendo a primeira cidade a se adaptar para receber turistas com necessidades especiais desde 2021. Também é referência em Destino Pet Friendly com meios de hospedagens e atrativos cadastrados no “Guia Estado de São Paulo Destino Pet Friendly”.

Assim como é considerada o Destino Duas Rodas com mais de 1,3 mil km de caminhos rurais e outros tantos para as práticas de atividades off road, tanto para bike quanto para motos. Socorro tem o único museu do Interior paulista dedicado à história do motociclismo e um riquíssimo acervo.

Off Road, Socorro, São Paulo, Brasil

Off Road.

Rafting

Com o período de chuvas que se inicia em outubro e fecha no verão em março, o Rio do Peixe que passa por Socorro fica cheio e é ideal para a prática de rafting e outras atividades aquáticas até abril ou quando o Rio permanece cheio. Além dele, há outros rios como o Rio das Antas e o Cachoeirinha onde é praticado boia cross e canoagem.

O rafting de Socorro é considerado um dos melhores de São Paulo e uma das principais atividades de aventura da região do Circuito das Águas Paulista e do Brasil. O percurso do rafting varia de 4 km a 7 km entre corredeiras de diferentes tamanhos e níveis ao longo do trajeto.

Por ser uma atividade segura o rafting é indicada para iniciantes, crianças e pets. Por exemplo, realizar o mini rafting, ideal para crianças e iniciantes, o percurso de 4 km possui trechos com corredeiras mais tranquilas

As operadas e bases de aventura também oferecem outras atividades como boia cross, canoagem e stand up paddle.

Rafting noturno, Socorro, São Paulo, Brasil

Rafting noturno. Foto: Ludsnon Ribeiro

Também é possível realizar rafting noturno em Socorro. Quem promove a atividade é a operadora ProximAventura Canoar. “A descida durante a noite desperta outras sensações e proporciona uma experiência única, pois se para a maioria das pessoas a atividade diurna já é desafiante, imagine no ambiente noturno”, diz Charles Gonçalves, diretor da operadora e instrutor de rafting.

A descida é em botes infláveis com capacidade para quatro ou cinco pessoas e um condutor do bote com duração, aproximadamente, de 1h15 percorrendo 4 km no Rio do Peixe desafiando corredeiras divertidas e emocionantes.

Outras empresas que oferecerem essas atividades são: Base 44 Rafting & Aventura, Parque Aui Mauê, Parque Dos Sonhos, Parque Kango Jango e Terra dos Sonhos.

Para informações sobre turismo em Socorro, clique nesse link.

Com apoio A3 Comunicação

Comentários

Leave A Comment