Uma réplica da famosa Fontana di Trevi, que fica em Roma, na Itália, foi inaugurada na cidade de Serra Negra, no Interior do Estado de São Paulo, como forma de homenagear a comunidade italiana e fomentar o turismo na localidade.
Conforme as informações da Prefeitura, a réplica tem 11 metros de altura a partir do espelho d’água e 20,7 metros de largura – menor do que a original, que tem 26 metros de altura, mas 20 metros de largura.
Foram ativados nove bicos que distribuem água para toda a fonte e 40 projetores de luz subaquática.
O investimento para a construção da Fontana di Trevi em Serra Negra foi de pouco mais de R$ 1,3 milhão em recursos da própria prefeitura e do governo de São Paulo.
TURISMO: Conheça o Circuito das Águas paulista
Estância Turística
Serra Negra começou a ficar nacionalmente conhecida na década de 40, quando suas águas começaram a ser usadas para tratamento de saúde.
De lá para cá, sua vocação turística natural como Estância Turística começou a atrair turistas de todo o Brasil e inclusive do Exterior. Sua população residente atualmente é de 29 mil habitantes, número que chega a 45 mil em épocas de temporada e de feriados.
O turismo rural se desenvolve cada vez mais nas diversas propriedades que realizam o plantio de café e cultivo de produtos orgânicos e na fabricação de laticínios, vinhos e cachaças, tradicionalmente conhecida como a Rota do Queijo e Vinho, e belas paisagens naturais que levam os turistas a chamar Serra Negra de a Toscana Brasileira.
Um grande atrativo da cidade é a reconhecida diversidade de opções de compras nas ruas, como um “shopping a céu aberto”, com variedades de produtos em lã, couro, linha, malha artesanatos, sapatos, bolsas, cosméticos, além de restaurantes e bares aconchegantes para curtir o clima da montanha.
Vale destacar que o comércio local fica aberto de segunda a segunda, das 9h às 18h, inclusive feriados, sendo um dos poucos na região aberto para atender os turistas.
Serra Negra tem como característica especial o lazer e o descanso, rotas de turismo rural, rotas para cicloturismo e atividades de aventura, compras e gastronomia.
O município faz parte do Circuito das Águas Paulista, constituído por 9 destinos: Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro. Os municípios que o integram produzem juntos 55% da água mineral consumida em todo o país.
Fontes: Ansa e Prefeitura Municipal