O turista que for à Serra Gaúcha tem duas novas opções de passeios: uma Experiência na Cervejaria Edelbrau e visitação ao Espaço Cultural Antiga Matriz.
Em Nova Petrópolis a apenas 35 km de Gramado, o turista fará uma viagem no tempo na cultura germânica e com atrações sensoriais. A Experiência Edelbrau tem no visitante o protagonista de seu próprio roteiro dentro do espaço de 300 m² da Cervejaria Edelbrau, criada em 2011. É uma proposta inovadora entre os pontos turísticos da região das Hortênsias, na Serra Gaúcha.
Embora o roteiro não tenha uma sequência determinada, ao entrar na Experiência Edelbrau, o visitante já tem contato com a fábrica e seu processo produtivo. Neste espaço estão disponíveis telas nas quais o turista pode dar start nos vídeos acionando manivelas e volantes. Além disso, há o hall da fama, com exposição das cervejas premiadas e grandes livretos contando histórias das principais cervejas produzidas, ingredientes, peculiaridades e harmonizações.

Posteriormente, o visitante se depara com algumas portas onde se tem acesso à história da Cervejaria; contos do Cuco; iniciativas sociais e projetos colaborativos.
TURISMO: Um dia na Fazenda Santa Bárbara, perto de Gramado
Uma das salas temáticas é destinada para o lúpulo e a sua história em Nova Petrópolis. Ali o turista tem acesso a um grande resgate histórico e cultural deste importante insumo para a fabricação das bebidas e pode conhecer o retrospecto do setor cervejeiro na região.
Interatividade e surpresas
O Cuco se faz presente em diferentes momentos interativos, inclusive, cantando no espaço de visitação quando acionado pelo visitante. O mascote tem um condomínio dentro da Experiência e em cada casinha o turista pode obter informações diferentes e, até mesmo, conhecer a cerveja infinita.
Próximo às casinhas do Cuco, tem um espaço para jogos, onde o pessoal se diverte com Beer Roulette que sugere o tipo de cerveja a ser degustada na visitação e o Lig 4, que é no formato ligue-tampas.
Outra atração é a Casa da Vovó onde é possível tocar uma campainha – e a vovó responde. Este espaço é dedicado à cerveja Witbier feita com as bergamotas colhidas na casa da avó de um dos sócios da Cervejaria.
Experimentações
Para ativar ainda mais os sentidos, no ambiente dedicado à Bierlab, espaço de experimentações da Edelbrau, as pessoas borrifam aromas nos funis para descobrir em qual cerveja as notas deste ingrediente são encontradas.

O espaço Edelbrau tem inspiração em projetos internacionais, como a Heineken Experience, em Amsterdã, e a Guiness Storehouse, em Dublin.
Fica aberto todos os dias da semana, das 9h às 17h. O ingresso dá acesso ao espaço interativo, degustação de cinco cervejas e um copo colecionável que é embalado por uma caixa que pode virar um porta-tampinhas ou porta-moedas posteriormente.
O Memorial Antiga Igreja Matriz de São Miguel de Dois Irmãos
Além da Experiência Edelbrau, a 40 km de Nova Petrópolis ou 47 km de Gramado, ainda na Serra Gaúcha, fica o Espaço Cultural Antiga Matriz. É um Templo que virou Espaço Cultural e única igreja matriz do Brasil que deixou de servir aos ritos católicos para se transformar no Espaço Cultura. Entre as curiosidades da área de exposições, estão algumas peças que foram literalmente retiradas do lixo para serem recuperadas, no processo de resgate da memória local.
Os visitantes são recebidos aos sábados e domingos das 13 às 17h, com possibilidade de agendar visitas para grupos em outros dias da semana. As áreas de exposição física ficam no mezanino e no terceiro andar, na parte inicial da torre, com sua aconchegante textura de pedras e iluminação especial. No térreo, expositores fixos contam a história da igreja e um totem interativo apresenta toda a memória da Antiga Matriz.
Todos os objetos pesquisados estão expostos de maneira virtual e podem ser acessados no totem, dentro do Espaço Cultural, e no site do Memorial. “No meio digital, temos a exposição completa, com todos os registros pesquisados que contam a história deste patrimônio cultural e histórico que é a Antiga Matriz. No espaço físico, a exposição de itens, principalmente objetos litúrgicos que eram usadas na época em que o local funcionava como a igreja matriz da cidade”, explica a coordenadora do Espaço Cultural Antiga Matriz, Vera Maria Rausch.

Vestimentas resgatadas do lixo. Foto: Marcos Quintana
Algumas peças expostas no Espaço Cultural Antiga Matriz foram retiradas do lixo, anos atrás, por pessoas da comunidade. Um exemplo são vestimentas de padres, usadas na liturgia. Outra relíquia foi encontrada na rua pelo vice-prefeito de Dois Irmãos, Juarez Stein, e aguarda restauração para ser exposta uma certidão de batismo do século XIX, assinada pelo padre Guilherme Doerlemann, o mesmo que mobilizou a comunidade para construção da antiga matriz, ainda no século XIX.
Inaugurada em 1880, a Antiga Matriz foi o centro de todos os acontecimentos religiosos e festivos da comunidade católica de Dois Irmãos até 1975, quando foi desativada como templo religioso e substituída por uma nova construção. Iniciava-se ali a mobilização para impedir sua destruição. Em 1982, um abaixo-assinado com quase mil assinaturas solicitava o tombamento como Patrimônio Cultural do Estado, o que ocorreu em agosto de 1984. A incorporação do prédio ao Município de Dois Irmãos se consolidou em 1991, através de uma permuta da Prefeitura com a Mitra Diocesana.
A partir de 1995, a AAPHeCDI passa a elaborar e encaminhar projetos para leis de incentivos fiscais (LIC e Lei Rouanet), com vários deles executados. Em 2010, através de convênio firmado com a Prefeitura, a Associação passou a administrar o Espaço Cultural, que também é protegido por Lei Municipal.
Fontes: Assessoria de Imprensa






