Após 10 anos o Paraná volta a ter um Secretário dedicado somente ao Turismo. A partir de hoje, 1º de março de 2023, sem cerimônia oficial, o deputado estadual Márcio Nunes começa a trabalhar na Secretaria de Turismo do Paraná (Setu) que nesta segunda gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior foi desmembrada da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo após uma reforma administrativa promovida no final de 2022. Marcio foi o secretário dessa pasta por 4 anos.
O objetivo da Setu, segundo comunicado do governo do Estado é “promover o potencial turístico do Paraná e a ampliação dos empregos e negócios ligados ao setor, fomentando também o desenvolvimento regional através do turismo”.
A Secretaria de Turismo no Paraná foi criada em 30 de dezembro de 2002 e extinta em 30 de outubro de 2013. Nesse período o trade turístico do Estado ficou órfão de um órgão que fizesse a articulação do setor e, principalmente, ficou sem planejamento e verba para promover ações para o turismo no Estado.
O primeiro secretário de Turismo do Paraná foi José Claudio Rorato, seguido de Celso de Souza Caron, com Herculano Francisco Gianesella Lisboa sendo o terceiro secretário, que foi sucedido por Faisal Saleh e o último a comandar a pasta foi Jackson Pitombo Cavalcante Filho.
Ainda segundo a Agência Estadual de Notícias, “a nova organização visa a modernização da gestão e a integração entre o setor público e privado e a ampliação da participação do setor na economia de forma sustentável. A conservação, valorização da diversidade cultural e natural, com foco na melhoria da qualidade de vida da população, são algumas das diretrizes estabelecidas para vencer os desafios dos próximos quatro anos”.
No dia 18 de janeiro, Marcio Nunes participou de um encontro com representantes do setor do Turismo organizado pelo G5, grupo que reúne Abav-PR (Associação Brasileiras das Agências de Viagens do Paraná), Seha (Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação), Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Seccional Paraná), Abih-PR (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná) e Fecomércio-PR, Abeoc PR( Associação Brasileira de Empresas de Eventos-Paraná) e o Sindihotéis Foz e a Abrajet-PR (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – Paraná) foi entre outras entidades convidadas a ouvir e conversar com o novo secretário.
Nesse bate-papo informal que durou quase 3 horas no Hotel Transamerica Prime Batel, em Curitiba, Marcio Nunes afirmou que “quer fazer uma gestão muito próxima e trabalhar junto com o trade e que a Secretaria terá uma gestão altamente técnica com os cargos sendo preenchidos por méritos e currículos”. Nessa reunião ele já anunciou Camila Aragão como Diretora Geral, Deise Bezerra, assessoria direta do secretário, e Irapuan Corte Santos, diretor da Viaje Paraná, criado como Serviço Social Autônomo do Estado que substitui a Paraná Turismo. Entre um de seus projetos, disse o novo secretário, está a criação do ICMS Turismo.
TURISMO: Conheça destinos do Paraná
A Abrajet-PR já se manifestou num ofício enviado ao governador do Estado e falou na reunião de janeiro, que é favorável à troca do nome do Serviço Social Autônomo de Viaje Paraná para Paraná Turismo por “entender que o nome Paraná Turismo e, também, pelo termo Paranatur, são expressões reconhecidas no Brasil e Exterior como como sendo o organismo oficial do Governo do Estado no setor”.
A Secretaria de Turismo inicia seu ano com um orçamento de R$ 12 milhões para folha e custeios e o secretário, e todo o trade do turismo do Paraná, esperam que esse valor possa ser suplementado para que a Secretaria já em 2023 possa colocar várias ações em prática.
Jean Luiz Féder, jornalista associado à Abrajet-PR