Uma expressão italiana batiza um restaurante em Curitiba. “Fare la scarpetta’, o ato de passar o pão no prato após o término da refeição dá o nome ao Scarpetta Cucina, nova cada do Grupo Obst. Com receitas inspiradas em pratos tradicionais que resistem ao tempo, com um toque de criatividade e inovação, o menu quer destacar os sabores e texturas de cada ingrediente.
Com 20 0m² e capacidade para 80 pessoas, todo espaço do Scarpetta foi pensado em detalhes para “celebrar tradições italianas com traços arquitetônicos modernos que indicassem e traduzissem a contemporaneidade,” diz Bruna Busse, arquiteta responsável pelo projeto.
Ronaldo Canha, chef com mais de 20 anos, assina o cardápio e já na entrada apresenta uma Burrata com um crumble de azeitonas pretas, tomates confitados e molho pesto; o tradicional Arancini – bolinho de risoto frito – ganha versões de funghi e aioli ao perfume de trufas; e a polenta cremosa acompanha um suculento ragú de carne e a crocância do crumble de parmigiano, trazendo um toque de modernidade ao preparo.
Entre os pratos principais, um dos destaques é o Taglionini que acompanha um rico molho de mascarpone com um toque da acidez do limão siciliano junto a um espeto de camarões grelhados e tomatinhos confitados. Já o polvo grelhado acompanha um nhoque especial de azeitonas pretas com tomatinhos. O ravioli negro, com camarões e alho poró, recebe um molho de tomatinhos agridoces.
TURISMO: Enoturismo perto de Curitiba
Para os que preferirem, tem a opção do Steak de filé com demi-glace e um risoto Carbonara. No menu também tem peixe, lasanha e outras carnes. Nas sobremesas, profiterole que ganha uma versão combinada com um sorvete de leite da casa e calda de brigadeiro; Meringata, uma combinação de sabores, unindo o merengue italiano, com frutas vermelhas como framboesa, morangos e mirtilos, finalizado com calda vermelha, além de Tiramissu e Cannoli.
A carta de vinhos tem uma seleção de rótulos italianos que harmonizam com os pratos do Scarpetta Cucina.
Abre para almoço de terça a domingo, das 12h às 15h; jantar também de terça a domingo, das 19h às 23h, na Alameda Júlia da Costa, 608, com estacionamento próprio.
Com apoio P+G Trendmakers