Na sua 67ª edição, o Salão de Arte Contemporânea do Paraná chega com uma página na web que permite acesso a todos os 27 artistas e suas respectivas obras de diferentes linguagens que foram premiadas nesta edição. A proposta do Salão, promovido pelo Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC), é dar oportunidade para o que o público, não só de Curitiba, possa acessar, conhecer e imergir nos trabalhos selecionados pela curadoria.

Ao clicar aqui, o site funciona como uma exposição virtual, incluindo obras premiadas, fichas técnicas, informações sobre os artistas, curadores e sobre a própria história do Salão.

Quatro diferentes categorias buscaram filtrar as 1.810 propostas de artistas de todo o Brasil recebidas pela equipe curatorial. As categorias incluem arte digital; trabalhos realizados em linguagens como pintura, escultura, fotografia, gravura, desenho, videoarte e instalação; performances ou intervenções urbanas; e textos críticos.

Foto: Kraw Penas/SECC

“É a primeira vez na história que o Salão Paranaense concede um prêmio-aquisição para obras de arte digital e textos críticos, além de ser também a primeira vez que temos uma categoria exclusivamente voltada para performances e intervenções urbanas, expandindo e diversificando o acervo do MAC Paraná”, diz Ana Rocha, diretora do Museu.

Salão híbrido

Atravessando os entraves impostos pela pandemia, a 67ª edição do Salão Paranaense precisou ser reformulada para continuar existindo. A saída foi pensar em três espaços de atuação e presença: a internet, com o lançamento do site oficial; a cidade, através da promoção de performances e intervenções urbanas; e o museu, onde, ainda no primeiro semestre de 2022, será inaugurada a tradicional mostra física. Essa mistura acaba promovendo uma grande expansão da arte para além das paredes da instituição museológica.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Comentários

Leave A Comment