Hoje (12 de setembro) a primeira Rua 24 horas do Brasil completa 30 anos. Inaugurada em 1991 pelo prefeito Jaime Lerner, a Rua 24 Horas, em Curitiba, foi a primeira do gênero no Brasil marcou época em Curitiba ao oferecer atendimento dia e noite, no tempo em que o comércio noturno era muito pequeno.
Ao longo dos anos, a Rua 24 Horas consolidou-se como um dos principais pontos de encontro dos curitibanos e pelo estilo e arquitetura também um ponto de referência e cenário para muitas fotos de casamentos, formaturas, e lembranças de turistas.
Durante todo este tempo a Rua foi também ponto de encontro em eventos esportivos como as Copas do Mundo, aliás foram comemorados dois títulos mundiais da Seleção Brasileira por lá.
Em 2011, após vinte anos de sua inauguração, a Rua 24 Horas foi reaberta ao público após passar por uma completa revitalização que durou dois anos e manteve os detalhes arquitetônicos que a tornaram conhecida no mundo inteiro.
Ao longo destes trinta anos a Rua passou por diversas fases e hoje funciona das 9h até as 23h. Na atual gestão do prefeito Rafael Greca também estão sendo feitas uma série de melhorias, como a modernização dos sanitários e da iluminação para que os visitantes tenham convívio ainda mais agradável e prazeroso.
Arquitetura
Localizada no Centro de Curitiba a Rua 24 Horas liga as ruas Visconde de Nácar e Visconde do Rio Branco, possui 116 metros de extensão e foi construída em estrutura metálica tubular em forma de arcos. Dois grandes relógios, um em cada entrada são também atrações à parte, já que marcam as horas em 24 intervalos, ao invés de 12.
O projeto arquitetônico foi desenvolvido por Abrão Assad (que também projetou a estufa do Jardim Botânico de Curitiba), Célia Bim e Simone Soares. A estrutura é formada por 32 arcos de material metálico tubular, brancos, revestidos por vidro.
Fonte: Agência de Notícias Curitiba
Foto: César Brustolin/SMCS