Roteiros de Agroturismo. Hoje (14 de julho) é o novo passeio que turistas podem fazer em Gramado, no Rio Grande do Sul, que quer mostrar o estilo de vida dos descendentes de imigrantes italianos e alemães que moram na área rural da cidade turística gaúcha.

Entre as atrações dos Roteiros de Agroturismo estão quatro opções – o Tour no Vale, o Raízes Coloniais, o Quatrilho e o Linha Ávila – com passeios pelo interior da cidade, passando por localidades que tem a presença de imigrantes italianos e alemães, e onde os turistas poderão apreciar a vida colonial e as comidas e bebidas típicas da região.

Tour do Vale

A estrada de chão, o ar puro, a natureza, as casas coloniais e a visita às famílias italianas e alemãs proporcionam momentos inesquecíveis no vale do Quilombo, Linha 28, interior de Gramado. Junto a morros de intensa vegetação, rios e cachoeiras, passando por campos de araucárias, parreiras de kiwi e uva a bordo de uma jardineira temática, o turista passa a conhecer as belezas naturais que Gramado esconde em seu interior.

Neste passeio visita-se a Família Marcon, onde o casal italiano Vicente e Fátima Marcon compartilham a história de seus antepassados no memorial da família, mostrando objetos que eram utilizados pelos seus pais, o plantio de milho e o manejo com os animais. O visitante é convidado a alimentar as ovelhas com as próprias mãos. Para finalizar a parada, todos degustam um suco de uva, acompanhado de pães e geleias produzidas pelo Marcon.

O tour segue para o Alambique dos Rosas onde a arte de produzir cachaça marca esta parte do passeio. Quem conduz é o proprietário e produtor Romeu Rossa, que conta a história de sua família. O visitante acompanha a produção da cachaça de alambique desde a colheita da cana-de-açúcar. Em meio a um campo, onde o verde predomina, o visitante poderá provar fazer degustações.

Para finalizar nosso passeio, uma parada na Família Baretta, em uma casa centenária em estilo enxaimel onde funcionava um salão de kerb, o visitante é recebido pelo seu proprietário Jovani Baretta, que serve um café da tarde com verdadeiros produtos coloniais: bolos, pastéis, cucas, sucos e cafés. O sanfoneiro abre a sua gaita e todos são chamados para dançar e cantar junto.

Tour O Quatrilho

Em meio a vales e riachos nas localidades de Campestre do Tigre e Tapera, onde viveram os protagonistas do livro e filme “O Quatrilho”, o visitante é convidado a conhecer a história das famílias que colonizaram estas terras. O cultivo de frutas e a produção de vinho, um moinho colonial, o cenário encantador de um mirante, a natureza e a mesa farta são a tônica do passeio.

A primeira parada é na casa da Família Lazaretti que desde 1880 se enraizou em um pequeno espaço de terra no interior de Gramado. Hoje, a quarta geração dá continuidade ao cultivo de videiras e à elaboração de vinho colonial e graspa. Na adega o visitante é recebido pelos barris de madeira produzidos pela família.

O tour segue para o Moinho Grings, construído no final do século XIX pelas famílias Trentin e Dal Ri. Foram estas famílias que, alguns anos mais tarde, deram origem a uma história inusitada que virou filme: O Quatrilho. Em 1952 a propriedade passou para a família Grings, dando continuidade com o trabalho do moinho, revitalizando-o para demanda da época, beneficiando o trigo, o milho, o centeio e o arroz, fazendo também outras atividades como agricultura e criação de animais.

A Família Ramm abre as portas de sua casa e convida o visitante para uma viagem ao passado, marcada por uma experiência efetiva e única. O café típico alemão resgata através de suas receitas, a história, os sabores e a tradição da Família em um local abençoado pela natureza.

Tour Linha Ávila

A história da vida de homens e mulheres, alemães, italianos, franceses e gaúchos que escolheram um bom lugar para viver e, através de seus costumes, mesa farta, religiosidade e empreendedorismo, transformaram a pequena cidade serrana em referência turística e cultural.

A primeira parada é na Família Wagner, onde doces e geleias, produzidos pelo casal Lírio e Terezinha, ganham destaque. A história da família, de origem alemã e italiana, é contada enquanto o turista conhece a plantação de morangos e árvores frutíferas no entorno da bela casa construída especialmente para receber visitantes. Em época de frutas é oferecido o “colha e pague”, oportunizando ao visitante um momento único junto a natureza.

Na Cantina Nonno Giovanni, a história da imigração italiana é contada pelo casal Alcione e Marivani, em um ambiente acolhedor próximo à casa onde vivem. A produção de vinho artesanal em estufa de fumo desativada toma a atenção dos visitantes, que conhecem a fórmula para fazer vinhos. Queijos, salames, sucos, conservas, mel e pães caseiros são degustados e podem ser adquiridos pelos visitantes.

Para encerrar o roteiro, uma parada no Sítio Tradição. O espaço natural e tradicionalista da cultura gaúcha em Gramado. No local o visitante encontra um pouco de tudo que faz parte da cultura gaúcha. Aqui é servido o almoço com costelão na vala. O local também oferece passeios e demonstrações de doma de cavalos e uma aula sobre chimarrão.

Tour Raízes Coloniais

O Tour Raízes Coloniais emociona adultos e crianças. É um verdadeiro retorno às origens da colonização italiana no município de Gramado. Seguindo pelas localidades de Linha Nova e Linha Bonita o visitante pode conhecer a herança cultural dos imigrantes, passada de geração em geração, até os dias atuais. A arquitetura típica, a hospitalidade e um café colonial fazem deste tour um passeio inesquecível.

Neste passeio está a Casa Centenária, construída em madeira sobre um porão de pedras (onde até hoje conservam-se vinhos, queijos e salames) que conta um pouco da história de Gramado e de seus colonizadores, a Ervateira Marcon, onde é possível acompanhar de perto um processo artesanal de fabricação da erva-mate, a matéria prima do chimarrão, o Museu Fioreze, onde Nelson Fioreze orgulha-se de mostrar aos visitantes seu acervo de peças antigas que ele coleciona desde que tinha 12 anos, e o Caffe Della Nonna, onde a Família Foss recebe os visitantes em sua residência e oferece um café com pães caseiros saídos quentinhos do forno a lenha, geleias de frutas, manteiga fresca, queijos, salames, linguiças cozidas, polenta e muito mais.

Para encerrar, muita música e alegria com animação e participação para todos cantarem Lá Bella Polenta e se divertir com a família.

Os Roteiros de Agroturismo são operados pela Brocker Turismo e mais informações estão clicando aqui.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Leave A Comment