Paisagens e estrutura em mais de 12 mil km de rotas exclusivas e adequadas para bicicletas. A Suíça, além disso, conta com programa voltado para mulheres, o “100% Women” que propõe mais de 50 experiências em modalidades diversas como, e-bike, gravel, mountain bike ou de estrada, sempre guiadas por profissionais femininas do ciclismo. E mais: seja homem ou mulher, tudo com segurança.

Os caminhos em solo firme e pouco tráfego tem sinalização, dicas de segurança, aluguel de bikes e até hotéis especializados, junto com um sistema de transporte com mais de 29 mil km de vias interconectadas de ônibus, barcos e trem com vagões exclusivos para bicicletas, que tornam o país, na temporada do verão europeu, o destino perfeito para ser explorado de bike.

As ciclistas podem explorar, por exemplo, o patrimônio e a região de Nendaz no tour de bike gourmet, em um passeio no qual as participantes podem provar as iguarias locais em vários pontos ao longo do percurso de forma leve e muito divertida ou aproveitar o sol de Ticino em uma rota de bike ou e-bike percorrendo lugares encantadores por meio dia ou dia inteiro com uma guia, são algumas das opções surpreendentes.

Alpes Suíços. Divulgação

Há ainda as rotas locais, com trajetos mais curtos como o magnífico itinerário na região de Aminona, que revela paisagens naturais intocadas e vistas deslumbrantes dos Alpes Valais.

Para os amantes do vinho, o tour é pelos vinhedos pitorescos de Lavaux na Rota Rhone que atravessa um magnífico cenário montanhoso e termina na cosmopolita Genebra, é imperdível.

Já os mais aventureiros colocam as bicicletas para explorar os belos parques como a Rota do Jura que passa por campos cativantes, planaltos com florestas de pinheiros e vales tranquilos com riachos caudalosos ou a Rota do Panorama Alpino um trajeto de nível avançado de oito dias que atravessa o foreland alpino do Norte com vistas espetaculares de desfiladeiros. São alternativas para uma imersão na natureza.

Rota “100% Women”. Divulgação

Iglu de gelo

Outra opção é o parque de Emmetten que abriga o Natural Bike Park onde iniciantes e avançados podem escolher percursos variados com 30 níveis distintos de dificuldade. Todos os níveis estão devidamente identificados por cores, como acontece nas pistas de esqui. Este percurso não se destina apenas a ciclistas ambiciosos, é também ideal para diversão em família.

TURISMO: 10 spas medicinais na Suíça

Para que as jornadas em duas rodas se tornem ainda mais completa, a Suíça dispõe de uma ampla rede hoteleira conhecida como Swiss Bike Hotels dedicados exclusivamente aos ciclistas de passeio, e-bike ou esportistas. Todos os hotéis seguem critérios específicos e oferecem serviços especializados incluindo bicicletário fechado a chave, área para limpeza e conserto de bicicletas, serviço expresso de lavandeira para roupas esportivas, bikes de aluguel, além de sugestão de tours.

O Seeblick Höhenhotel, no Lago dos Quatro Cantões, é um dos Swiss Bike Hotels. Divulgação

E a Suíça conhecida mundialmente por seus spas famosos de última geração e rica tradição termal oferece uma vasta gama de hotéis que focam no bem-estar. Instalações com banhos terapêuticos de água salgada, vapor, iglu de gelo, grutas de enxofre, são apenas alguns dos tratamentos que o viajante pode escolher caso queira relaxar e se revigorar após um passeio idílico de bike.

Com apoio My Switzerland

Comentários

Leave A Comment