Turistas que visitam Florianópolis agora contam com informação em tempo real na Rota Turística Inteligente. A capital catarinense conta com a plataforma Smart Destination, solução da Smart Tour Brasil, startup de Santa Catarina, que produz tecnologia aplicada ao turismo.

O acesso é por meio de QR Codes em 15 placas espalhadas em pontos turísticos da Ilha ou utilizando o App Smart Tour. A iniciativa faz parte do projeto “Destinos Turísticos Inteligentes”, parceria do Sebrae com a Prefeitura de Florianópolis, que além desta solução conta ainda com outras ferramentas tecnológicas.

Vinicius De Luca Filho, superintendente de Turismo de Florianópolis, afirma que “a união entre turismo e tecnologia fez de Florianópolis um dos dez destinos turísticos inteligentes em transformação no Brasil. O uso cada vez mais frequente de soluções inovadoras aumenta a competitividade da capital catarinense. Temos cada vez mais dados, gerados pelos próprios turistas, para ações mais assertivas, promovendo um modelo de desenvolvimento baseado na modelagem de Destinos Turísticos Inteligentes”.

Foto: Floripa Turismo

Os visitantes e moradores de Florianópolis podem acessar a Rota Turística Inteligente através de beacons (pequenos dispositivos que se comunicam com smartphones por proximidade). Basta baixar o App Smart Tour, acionar o GPS e Bluetooth e direcionar a câmera do celular para os QR Codes das placas. “Durante o acesso, também é aplicada a pesquisa de demanda turística. O objetivo é proporcionar uma visão geral e atualizada sobre visitantes que circulam em Florianópolis, analisando, qualificando e traçando o perfil deles”, explica a CEO da Smart Tour Brasil, Jucelha Carvalho. A pesquisa ajuda a avaliar a qualidade da infraestrutura e os serviços prestados pelo trade turístico local. É uma ferramenta importante para compreender os hábitos de consumo dos visitantes em diversas épocas do ano, o que possibilita um diagnóstico atualizado do turismo.

A plataforma tem uma novidade: além da ampliação de pontos, tem versões em áudios para os textos. Pesquisa, redação e locução são de Rodrigo Stüpp, do Guia Manezinho, que é jornalista e guia de turismo. “O app tem versões em português, espanhol e inglês. Nos áudios e nos textos em português, incluímos expressões e o sotaque mané, que também é uma forma de manifestação cultural”, destaca Rodrigo.

Os textos são curtos, de leitura rápida, em até 2 minutos. São informações básicas para o visitante degustar e, se desejar, contratar um guia de turismo profissional. A recomendação é sempre buscar um profissional com Cadastur, um guia com cadastro nacional de profissionais de turismo.

TURISMO: 5 praias do Norte da Ilha de Florianópolis para visitar

Atualmente, a Superintendência de Turismo de Florianópolis monitora 31 pontos turísticos da capital.

Entre janeiro e julho de 2022, mais de 6, 5 mil avaliações foram coletadas, sendo que 92% delas foram positivas. O maior volume de interações ocorreu em julho (1.691 positivas). Março foi o período mais escasso, com pouco mais de 400 avaliações. Entre maio, junho e julho, alguns pontos chamaram atenção: o Mercado Público somou o maior número de avaliações, com 1.054. Em segundo lugar temos a Ponte Hercílio Luz (476) e o Parque de Coqueiros (271).

Fontes: Smart Tour Brasil e Guia Manezinho

Comentários

Leave A Comment