500 km que passam por 3 Estados – Piauí, Ceará e Maranhão – formam a Rota das Emoções que além de praias, areias douradas, dunas e gastronomia típica, conta a seus visitantes vários aspectos da história e cultura desses 3 destinos.

Muito difícil num só roteiro de viagem você conseguir reunir atrações tão distintas quanto os Lençóis Maranhenses, Jericoacoara e o Delta do Parnaíba. Na Rota das Emoções, o visitante pode passar por 14 municípios que oferecem atividades como ecoturismo, aventura, sol, praia e cultura.

É um roteiro para ser vivenciado com roupas leves, óculos de sol, chapéu e protetor solar para aproveitar praias paradisíacas de mares com águas cristalinas.

TURISMO: Conheça o Piauí dos esportes radicais

Cruz, no Ceará, Barreirinhas, no Maranhão e Luís Correia, no Piauí, são parte de experiências da Rota das Emoções.

Cruz fica a 230 km de Fortaleza e é o primeiro destino oficial na Rota para quem começa pelo Ceará. A Praia do Preá, no município, é um dos principais locais para a prática do kitesurf, com os fortes ventos característicos do Estado. A partir dela também é possível passeios ecológicos, a pé ou a cavalo até o grande Parque Nacional de Jericoacoara ou a visita até o Buraco Azul de Castelhanos, uma piscina com águas azuis turquesa.

Os Lençóis Maranhenses. Foto: Leopoldo Leo/Pixabay

Já o município de Barreirinhas é uma das cidades que podem ser usadas como base para visitar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Dentre seus principais atrativos está Atins, um vilarejo com bastante infraestrutura, banhado pelo Rio Preguiças e muito procurado por suas belas praias. No percurso a partir de Barreirinhas até o Parque dos Lençóis é possível visitar Vassouras, outro vilarejo de pescadores que acessa as Praias do Cabu e o Farol de Mandacaru.

E um dos 4 municípios do Piauí que integra a Rota das Emoções é Luís Correia. A cidade tem 4 lagoas e o visitante vai ter à mesa uma culinária à base de frutos do mar. A Praia do Coqueiro tem clima tropical e é uma antiga vila de pescadores com restaurantes, bares e hotéis. Na sua barreira extensa de corais, que na maré baixa forma piscinas naturais de águas cristalinas, está a parte mais tranquila da praia. Já sua parte agitada é frequentada por kitesurfistas e é sede de campeonatos do esporte.

 

 

Comentários

Leave A Comment