A proposta é fazer uma imersão na cultura caiçara. Uma parceria entre a Associação de Pescadores de Boiçucanga (APB) e a Companhia Docas de São Sebastião criou a Rota Caiçara, um passeio com duração de 3 horas que começa no rancho dos pescadores, na Praia de Boiçucanga em São Sebastião. Após um bate papo com Lavínia de Matos, uma das moradoras mais antigas da vila e um café da manhã típico com bolo de taioba e café de garapa, os turistas partem para o mar em barcos de pesca.
Durante todo o percurso os nativos compartilham histórias, curiosidades e um pouco da rica cultura regional. A primeira parada é a apresentação do cerco de pesca flutuante, técnica ensinada aos caiçaras por imigrantes japoneses.
Na Ilhas dos Gatos, além de diversas espécies de pássaros como tico-tico e tié sangue há uma curiosidade histórica: o local foi escolhido pela família Rockefeller para a construção de uma casa na época da II Guerra Mundial e durante a parada é possível avistar as ruínas.
Os guias nativos ainda mostram as regiões onde ficavam grandes bananais, o Morro da Cruz, a Pedra Itaipu e Itapoã, que na língua tupi, significa água que vem das pedras e pedra que ronca respectivamente.
Segundo José Carlos dos Santos presidente da APB “o intuito do projeto é um resgate da cultura caiçara para que as pessoas tenham a oportunidade de vivenciar o modo de vida da comunidade e gerar uma segunda fonte de renda para as famílias locais através de uma atividade em que a população é protagonista em todas as etapas”.
A MaresiasTur, agência receptiva, comercializa o passeio que tem saídas diárias, dependendo das condições do tempo, às 9h e 14h.
Fonte: Assessoria de Imprensa