A arte de combinar especiarias, ervas aromáticas, azeite de oliva e ingredientes frescos da cozinha mediterrânea está aberta ao público no coração do Jurerê In_, no Positano Diamond Bar by D´Vie. O restaurante fica no Il Campanário Villagio Hotel, cuja atmosfera condiz com os povos amalfitanos já na decoração. No empreendimento, a riqueza da gastronomia mediterrânea está ao alcance de todos, com um toque de contemporaneidade, pela condução do chef Marcos Toppel.
Segundo o chef, o segredo dos pratos está não só no frescor dos ingredientes, mas na preparação simples e o foco no bem-estar, por ser equilibrado e nutritivo. A aposta nos peixes e frutos do mar é um dos tons da comida mediterrânea, ingredientes que são especialidade do chef. “Aprendi com Rick Stein, um renomado chef, considerado o guru dos frutos do mar na Inglaterra. Também estive na África do Sul, Austrália, Indonésia, Ilhas Fiji, Nova Zelândia e outras localidades onde se consomem os alimentos vindos do mar”, conta Marcos, que não mediu esforços para aprender com os melhores profissionais. Ele aprendeu com os chefs e com as cozinheiras os segredos de elaborar bem um prato e organizar a cozinha para atender bem e entregar pratos elaborados rapidamente.
No restaurante Positano, destaca-se a moqueca de peixe e camarão; ainda que seja um prato brasileiro, os ingredientes principais remetem ao mediterrâneo. Conta Marcos que o restaurante também valoriza os produtos locais: “Não só os pescados são da região, como também os legumes e vegetais, além das carnes”.
A contemporaneidade também está presente na nova apresentação de pratos tradicionais, como a sobremesa chico balanceado, que foi desconstruída em sua apresentação. Nesse prato, a banana brulée, o merengue tostado, creme belga, caramelo salgado e crumble de amêndoas são dispostos em um prato e não em uma cumbuca tradicional.
HOSPEDAGEM: Il Campanário, conforto e lazer em Jurerê Internacional
O Positano Bar by D´Vie é o primeiro restaurante com co-branding de uma joalheria da América Latina. O espaço é contemporâneo e elegante, ideal para experiências gastronômicas únicas e diferenciadas.
O chef Marcos Toppel deixou a carreira em publicidade e propaganda quando decidiu conhecer o mundo ao lado do irmão. Nesta viagem, mergulhou no universo gastronômico sem pretensões, mas acabou se rendendo ao universo culinário, especialmente nos preparos dos frutos do mar. Depois da viagem e de ter dado a volta ao mundo ao lado da esposa, fincou raízes no Brasil em 2012, quando chegou a morar em uma barraca por três meses para ficar mais próximo de seu trabalho. Ao lado do sub chef Gabriel Oliveira e do chefe de padaria Maurício Lopes, comanda todos os espaços gastronômicos do Il Campanário Villagio Hotel, em Florianópolis. “Sozinho não se faz nada! Para trabalhar com cozinha tem que amar!”, enfatiza o chef Marcos Toppel.
Gisele Passos, jornalista associada à Abrajet-PR (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo-Paraná)