A LINHA 2020 DO RENAULT KWID FICOU MAIS CONFIÁVEL E SEGURA. Para tirar isso à prova, submetemos o topo de linha Outsider para um teste de 1.600 km percorrendo os três estados do sul. Sem nenhuma diferença mecânica com relação aos demais Kwids, o Outsider se diferencia da Intense apenas por detalhes estéticos e de um valor mais alto, R$ 45.390 contra R$ 42.890. Por fora ganhou apliques nos para-choques, adesivos Outsider, novas molduras nos faróis de neblina, rodas com calotas preto brilhante, barras decorativas no teto e protetores em plástico nas laterais das portas.
Por dentro os bancos ganharam nova padronagem em estilo colmeia, detalhes em laranja nas bordas e a inscrição Outsider bordada. A lateral das portas e o câmbio também têm detalhes na cor laranja e a borda do painel e o console central são em black piano.
Foi necessário um período de adaptação antes de pegar a estrada devido ao engate da primeira marcha estar com uma folga pouco usual, dificultando o seu uso. O motor é extremamente elástico, a relação das marchas curta e o carro é leve. Resultado: economia. Na cidade enfrenta fácil o trânsito pesado e na estrada mantém-se com desenvoltura nos 110 km/h chegando fácil aos 120. Neste longo trajeto pudemos fazer várias parciais de consumo que praticamente não se alterou, seja na subida de uma serra (15,4 km/l) ou no plano (15,9) km/l.
O destaque fica para o novo jogo de discos ventilados e pastilhas de freio (foto abaixo, à direita), de série em toda linha 2020 do Kwid, enterrando de vez as críticas, com razão, dos veículos produzidos até então com discos sólidos.
O isolamento acústico é adequado e o barulho do motor não chega a incomodar, as vedações das portas são de boa qualidade, mas o ruído do vento e do asfalto de má qualidade invadem o habitáculo com gosto.
Uma curiosidade. A linha 2020 também conta com a nova central multimídia Evolution, mas no caso do Kwid a entrada USB fica no console e não na central como nos Sandero, Logan e Captur, ou seja, nada do fio passando em frente a tela além de ter o botão ative/desative do reconhecimento de voz no smartphone, se ele estiver conectado ao sistema.
No total rodamos 1.649,3 km e conseguimos as seguintes médias: cidade: 13,46 km/l e estrada 16,16, km/l.
O veículo foi cedido pela Renault.
Carlos Fernando Schrappe Borges, texto e fotos
Publicado na Now Boarding – dezembro/2019