A Receita desta Sexta tem um ingrediente que é encontrado no Sul e em partes do Sudeste brasileiro: o pinhão. O chef Henrique Campos que comercializa com exclusividade em Curitiba a Schiacciata, um tipo de focaccia original de Firenze, na Itália, desenvolveu esta receita de Vinagrete de pinhão para acompanhar esta iguaria típica toscana.
“O vinagrete de pinhão é excelente para acompanhar também outros pratos salgados, como tortas e empadões. Até mesmo com pão fica uma delícia. Para quem está acostumado com o vinagrete acompanhando o churrasco, é uma boa opção e traz um sabor diferente para as carnes”, diz o chef
Ingredientes
½ unidade pimentão amarelo
2 unidades cebola roxa
1 unidade de tomate italiano
300 gramas de pinhão
1 maço de salsinha Fresca
100 ml de azeite
20 ml aceto balsâmico
Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo
Retire as sementes e as membranas brancas do pimentão.
Corte em brunoise (cubos pequenos de 1x1cm) e coloque em um recipiente.
Descasque as cebolas e corte também em brunoise. Coloque junto com o pimentão. Retire as sementes e corte os tomates em cubos pequenos e junte com os outros ingredientes.
Em uma panela de pressão com água coloque bastante sal na água e cozinhe os pinhões entre trinta e quarenta e cinco minutos na pressão. Tire a pressão da panela, retire os pinhões da água, descasque, corte em cubos e junte ao restante dos ingredientes. Separe as folhas dos talos da salsinha, corte em pedaços menores e misture no vinagrete. Por fim, despeje o azeite e o aceto no recipiente, misture bem e tempere com sal e pimenta a gosto.
A receita Vinagrete de pinhão é fácil, rápida e durável, podendo ficar na geladeira por até cinco dias.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Fotos: Marcos Campos