“Porkpinion”, um quibe de carne suína, recheado com pinhão e pernil desfiado, acompanhado de molho de mostarda e requeijão e mel e geleia de pimenta, receita do Bar do Cláudio, no bairro Cajuru, em Curitiba, venceu a edição 2025 do Comida di Buteco. 35 petiscos de Curitiba e São José dos Pinhais, na Região Metropolitana da capital paranaense, disputavam a preferência do público e dos jurados.
O casal Marineia da Silva Teixeira e Claudenir Roque Cauvil, proprietários do Bar do Cláudio, dizem que foi “muita alegria a gente ganhar justamente nos 25 anos do Comida di Buteco. Não tem sensação melhor. O Comida di Buteco transformou a nossa vida, passamos de três pessoas trabalhando no Bar para 13, então é uma alegria enorme estar aqui com esse prêmio em mãos”. Foi a segunda participação do Bar do Cláudio o concurso e durante a promoção do evento foram vendidos cerca de 600 pratos do petisco vencedor.
Agora, o bar passa a concorrer na etapa nacional, que acontece a partir de amanhã (22), e reúne os ganhadores das 45 cidades que participam do concurso. “Agora é trabalhar muito, porque queremos muito que o prêmio de melhor buteco do Brasil seja de Curitiba”, celebra Marineia.
SAIBA MAIS: Veja quem participou e seus petiscos
O segundo lugar ficou com o Paparico Gastrobar, no bairro Boa Vista, e que também está no segundo ano de participação do concurso. O bar apostou num clássico de buteco: batata frita, carne desfiada e queijo, petisco com inspiração turca. “Nosso prato era a ‘batata metida à besta’. Uma inspiração do meu sobrinho que viajou para a Turquia e comeu uma carne com um tempero especial. Para gente foi uma surpresa ficar com o segundo lugar porque o Comida di Buteco é sempre muito importante. Para ter ideia, o movimento do nosso bar chega a aumentar até 60% durante o concurso”, disse Maurício Werneck, proprietário do Paparico.
O terceiro lugar ficou com o Quintal Maria Flor, que em 2024 já tinha conquistado o segundo lugar. Também no Boa Vista, participou do concurso com o petisco “Isso aqui tá bom demais”, costela bovina com mandioca, lascas de pinhão, que tinha como acompanhamento uma cestinha de pão, molho de pimenta artesanal, banana flambada na manteiga com doce de leite caseiro, chantilly e canela.
Em quarto lugar ficou o Botega Bar, no tradicional bairro de Santa Felicidade e que trouxe ao público o petisco “Botequinho”, uma rabada refogada ao tempero mineiro, quiabo grelhado na manteiga acompanhado com polenta cremosa e o quinto colocado ficou com o Baba Salim, tradicional bar do Centro da cidade e que concorreu com o “Awarma Salim”, carne fatiada servida com homus, cebola crispy e pão sírio.
O resultado do concurso nacional será divulgado dia 1º de julho em evento na cidade de São Paulo.
Com apoio No Ar Comunicação






