Não sei quanto a você, mas para mim, ir à praia rejuvenesce completamente. Existem razões legítimas para ir à praia, especialmente se for de “água doce”. É bom para nossa mente, corpo e alma. E na prainha do Meião, no Balneário Porto Camargo, em Icaraíma, Noroeste do Paraná, tem um diferencial. Ela está ao Norte do Parque Nacional de Ilha Grande, entre o Paraná e o Mato Grosso do Sul. Você pode aproveitar bem o banho, o mergulho, os passeios de lanchas, barcos e/ou motos aquáticas. E ainda se quiser, pode aproveitar um ótimo passeio de caiaque. Por ser região de Parque Integral, pode contemplar as belezas da região. E tem mais: as águas são transparentes e muito convidativa para um bom mergulho.
Um detalhe: atualmente você pode ir a prainha do Meião com segurança e sem medo de que ela estará submersa.
Há algum tempo, tinha finais de semana que conforme a intensidade das chuvas e a abertura das comportas na Usina Hidrelétrica de Rosana (SP) o rio enchia e as prainhas ficavam submersas. Agora, mesmo com as chuvas e a abertura das comportas, o rio enche, mas não chegou a deixar as praias submersas.
A outra vantagem é que a prainha conta com agentes do 6º SubGrupamento de Bombeiros Independente de Umuarama, cidade próxima. Um grupo extremamente dedicado ao público banhista. O único cuidado que precisa ter é de permanecer na área de guarnição dos agentes.
Os valores praticados na prainha do Meião são relativamente baixos em relação aos preços de outras praias do Litoral brasileiro; e bem mais em conta que os valores dos municípios do setor turístico do Mato Grosso do Sul. Sem, contar que a prainha do Meião é bem melhor que todas do Litoral de água doce do Paraná.
Como recomendação de hospedagem, tem a Pousada Recanto dos Sonhos, Pousada Tucunaré e a Pousada Águas do Camargo.
Porto Camargo fica a 640 km de Curitiba, mas apenas a 230 km de Maringá, a 340 km de Londrina e 210 km de Dourados, no Mato Grosso do Sul.
Lúcio Freire dos Santos, jornalista associado à Abrajet-PR