O mundo está atravessando uma das maiores crises sanitárias de sua história e as determinações são muito claras: ficar o máximo de tempo possível dentro de casa e, se precisar sair, usar máscara, álcool em gel e manter distância das outras pessoas. Não há, por enquanto, outra forma de proteger a si e aos outros senão por meio do isolamento social. Desse modo, a pandemia trouxe, entre outras implicações, a necessidade de suspender temporariamente o calendário de viagens. Contudo, por mais desagradável que seja ter que adiar passeios tão sonhados, é possível olhar com outros olhos para o momento vivenciado e pensá-lo como ocasião favorável de planejar, nos mínimos detalhes, uma viagem adequada.
Essa etapa de pesquisa e organização prévia oferece a garantia de que tudo vai correr bem, isto é, sem grandes (e tensos) imprevistos. Para fazer um bom planejamento, algumas dicas podem ajudar:
Escolher a data e o destino
É muito importante selecionar um destino e uma data condizentes, ou seja, de nada adianta ir para um lugar conhecido pelas atrações ligadas ao frio em um período de muito calor, ou mesmo, ir para a praia na temporada de chuva. Além disso, considerar o tempo disponível para a viagem também faz uma grande diferença. Vale ponderar se os dias vão ser suficientes para aproveitar tudo aquilo que o destino escolhido tem para oferecer.
Verificar o orçamento
Organizar as finanças e compreender quanto será possível gastar durante a viagem colabora para evitar a situação de estar em um lugar com diversas atrações, mas não poder aproveitá-las por falta de planejamento em relação ao dinheiro.
Se o orçamento está um pouco apertado, pesquisar e comparar os preços anteriormente é essencial. Uma boa dica é procurar vagas nas baixas temporadas, mas nada impede de conseguir viajar de maneira econômica nas altas temporadas.
Pesquisar os valores de passagens
Antes de pesquisar os preços de passagens, deve-se definir qual a melhor forma de transporte. O critério para escolher entre carro, ônibus ou avião é, sobretudo, a distância a ser percorrida até o local de destino e como vai se dar o deslocamento por lá.
Se a opção for avião ou ônibus, vale começar o quanto antes o monitoramento nos sites das companhias (aéreas ou rodoviárias). Os preços são dinâmicos, logo, é possível encontrar passagens baratas inclusive para locais concorridos ou para longas distâncias.
Reservar a hospedagem
Tudo depende das intenções de quem vai viajar. Para quem quer estar próximo do agito, dos principais bares e restaurantes, cabe reservar uma hospedagem na área central da cidade. No entanto, se o desejo for de desfrutar de dias tranquilos e relaxantes, vale buscar por lugares mais distantes do centro.
Também, deve-se considerar infraestrutura e serviços oferecidos. Viagens de férias com a família exigem opções de lazer tanto para as crianças quanto para os adultos. Para encontrar as hospedagens de melhor custo-benefício é necessário colocar todos esses fatores na balança e efetuar as reservas com muita antecedência.
TURISMO: Confira destinos no Brasil
Elaborar o roteiro
Deixar para escolher os passeios diários ao estar no destino é um dos principais erros cometidos por turistas. Perde-se aquele precioso tempo que poderia ser gasto aproveitando a viagem e conhecendo todos os pontos principais da cidade ou da região.
Somado a isso, não elaborar um roteiro prévio dificulta na arrumação das malas. Uma vez que não se sabe quais são os passeios, não há como saber quais são as roupas, calçados e acessórios adequados.
Para realizar uma viagem adequada é essencial atenção aos detalhes e planejá-los um a um, com calma e cuidado. Vale enfatizar que nem sempre uma viagem demanda gastos exorbitantes, mas, sim, uma adequada organização.
Se o momento atual requer o isolamento social, isso não significa que esse tempo vai ser perdido, pelo contrário, ele pode ser aproveitado para idealizar e programar a próxima jornada (pelo Brasil ou pelo mundo).
Com apoio do Clube Candeias.