Arqueologia é uma palavra que a maioria de nós associa a aventuras, descobertas emocionantes e um passado envolto em mistério. Ainda mais interessante é o fato de agora existir um novo laboratório de arqueologia no centro de Berlim, capital da Alemanha.
Um grande centro de visitantes arqueológicos foi construído sobre as fundações de uma escola medieval de latim nos últimos anos, convidando todos os interessados a dar uma olhada fascinante no mundo da arqueologia e na história antiga de Berlim.
Em uma cooperação pioneira entre o Museu de Pré-História e História Antiga dos Museus Nacionais de Berlim e o Escritório de Monumentos do Estado de Berlim, o PETRI Berlin é um espaço vibrante onde especialistas e o público podem se reunir para redescobrir o passado oculto de Berlim.
Laboratório a céu aberto
O PETRI Berlin é muito mais do que uma exposição clássica: é um laboratório de arqueologia a céu aberto que oferece uma visão fascinante do mundo da pesquisa arqueológica. Em oficinas de vidro, salas de projetos e uma revista de acesso livre, os visitantes podem vivenciar o processo arqueológico em primeira mão: da descoberta de achados no solo ao seu processamento de conservação, classificação científica, preservação e apresentação.
O que te espera
- Janela arqueológica: Observe as estruturas medievais escavadas sob o PETRI
- Oficinas de vidro: Veja restauradores e arqueólogos em ação.
- Exposição interativa: Experimente a arqueologia por meio de mídias digitais e objetos táteis.
- Coleção de estudo: Descubra achados do Paleolítico aos tempos modernos, incluindo a coleção de antiguidades troianas de Heinrich Schliemann.
- Vitrine: Familiarize-se com achados da Idade da Pedra até o passado recente e obtenha uma visão geral cronológica da história da cidade de Berlim.
- Sala de projetos: Conheça as escavações em andamento do Escritório de Monumentos do Estado.
TURISMO: Hessische Bergstrasse, a menor região vinícola da Alemanha
As escavações
Entre 2007 e 2009 e em 2015, extensas escavações foram realizadas na Petriplatz, no centro histórico de Berlim, que forneceram informações valiosas sobre a história inicial da cidade.
Os arqueólogos descobriram vestígios de assentamentos do período de fundação da cidade-irmã de Berlim, Cölln. Eles também desenterraram os restos das fundações de uma escola latina medieval e as paredes da Igreja de São Pedro (Petrikirche), que foi reconstruída diversas vezes ao longo dos séculos.
A Petrikirche escavada é a célula original da cidade de Cölln, que se desenvolveu na ilha de Spree, em frente à cidade medieval de Berlim. A menção ao seu sacerdote Simeão em 1237 é considerada a primeira menção documentada da cidade gêmea. Um grande número de sepulturas foi descoberto no cemitério da Igreja de São Pedro: 3.787 ossos foram recuperados e cuidadosamente analisados. Os habitantes medievais são, por assim dizer, os primeiros “berlinenses” que conhecemos. Após o exame, eles foram sepultados no ossuário no subsolo do PETRI em um ato cerimonial respeitoso no verão de 2024.
Como chegar
Metrô U2 (Spittelmarkt)
S-Bahn S1, S2, S25, S26 (Friedrichstraße); S3, S5, S7, S9 (Alexanderplatz)
Ônibus 248, 200 (Fischerinsel, Spittelmarkt)
Acessibilidade
A exposição foi projetada para ser, em grande parte, acessível a pessoas com deficiência. Com ofertas inclusivas, o PETRI Berlin visa possibilitar a participação cultural de todos. A partir do outono de 2025, um guia de áudio com audiodescrição em alemão e inglês estará disponível, permitindo que pessoas com deficiência visual explorem o museu de forma independente. Além disso, diversos objetos táteis tornam a exposição uma experiência sensorial.
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 9h às 17h, e sábado e domingo, das 10h às 18h.
Com apoio Visit Berlin






