Pato Bragado, no Oeste do Paraná, a 140 km de Foz do Iguaçu, é sede do 2º Torneio de Internacional do Tucunaré nesta sexta e sábado (26 e 27 de maio de 2023). E em Mato Rico, a 135 km de Guarapuava, na região central do Paraná, a atividade será outra: tropeada.

Mato Rico se destaca na região turística chamada Entre Matas, Morros e Rios pelo forte apelo ao turismo rural, ecoturismo (com cinco Unidades de Conservação), trilhas e cachoeiras em meio à mata preservada. Os eventos anuais de tiro de laço e laço comprido reúnem laçadores e admiradores dos esportes, assim como crianças, peões e as prendas, como são chamadas as mulheres nas arenas.

Os três dias de evento da 2ª Tropeada de Mato Rico (de 26 a 29 de maio de 2023, sexta a domingo) terão almoço, jantar e shows na noite da abertura e durante o roteiro nas propriedades rurais que fazem parte do trajeto. A saída das tropas será sábado, às 8h. O encerramento acontece na Associação dos Servidores Públicos de Mato Rico (Assemar), na Avenida das Araucárias, dia 28, às 12h, com almoço e sesteada (ato de descansar após o almoço).

O evento é alusivo ao Dia do Tropeiro, dia 26 de abril no Paraná e na maioria dos Estados brasileiros. Alguns municípios paranaenses incorporaram outras datas em homenagem aos tropeiros. Em Mato Rico, a festividade acontece no mês de maio.

TURISMO: Rio Ivaí tem reserva de pesca esportiva

Tucunaré

Pato Bragado é separado do Paraguai pelo Rio Paraná. As águas se perdem no horizonte e são um convite à navegação. A cidade é conhecida pela hospitalidade e as feiras gastronômicas, cultura e lazer, como a tradicional Festa do Cupim. O Torneio Internacional de Pesca do Tucunaré está na sua segunda edição. No ano passado reuniu 170 equipes.

O evento será realizado no Clube de Pesca Esportiva Britânia (Pebri) e irá sortear mais de R$ 200 mil em prêmios. As inscrições se encerram nesta hoje, 25, e podem ser feitas neste link.

A largada da prova está prevista para o dia 27, às 7h, e o encerramento para às 15h com o arremesso das iscas artificiais, na modalidade pesque, fotografe, filme e solte vivo. Concorrem a prêmios as equipes que fizerem o desembarque na água e permanecerem por pelo menos duas horas.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Comentários

Leave A Comment