Na vanguarda das tendências do mercado de luxo, a perfumaria de nicho emerge como o novo destaque voltando-se para a artesania dos perfumes de nicho, tendo como foco um público que valoriza exclusividade e qualidade excepcional.

O crescimento deste setor reflete uma mudança significativa nas preferências dos consumidores, que agora buscam perfumes que ofereçam mais do que simplesmente um aroma agradável e status, anteriormente fabricados pelas grandes casas de moda, mas também uma expressão de identidade e um símbolo de distinção cultural.

"Interlude 53"

“Interlude 53”.

Amouage em Muscat, no Sultanato de Omã, revelou em 2022 o sucesso de “Interlude 53”, um extrato de perfume ultra concentrado que a marca envelhece por seis meses antes de comercializar, a partir desse fato o mercado da perfumaria de luxo foi transformado.

Este produto, representou o apogeu da “Exceptional Extrait” da Amouage que destaca a busca por fragrâncias que são não apenas únicas em sua composição, mas também em sua apresentação e produção.

O apelo das fragrâncias de nicho vai além da sua concentração de óleos essenciais, chegando até a sua capacidade de capturar a essência de uma herança cultural, como é o caso da Amouage, mas também trazem consigo o elemento da inovação e dos novos tempos.

A inteligência artificial (IA) também está revolucionando a indústria da perfumaria, especialmente no nicho de fragrâncias de alta qualidade.

Givaudan, outra gigante da perfumaria, adquiriu a Myrissi, uma startup que utiliza IA para entender o impacto dos aromas nas emoções por meio das cores. Essa capacidade de personalizar experiências olfativas de forma tão específica e baseada em dados sólidos é uma verdadeira inovação no setor.

A expansão do mercado de perfumes de nicho é também impulsionada por uma mudança na estratégia de marketing das marcas. Diferentemente das fragrâncias mais comerciais, que frequentemente utilizam mensagens de marketing baseadas em gênero e apelo sexual, as linhas de alta gama, utilizam dos elementos das marcas de luxo e tendem a ser neutras em termos de gênero e são comercializadas através de uma narrativa mais evoluída, focando em arte, viagem e os ingredientes sofisticados do perfume.

A perfumaria de nicho Le Labo mostrou que os consumidores estavam dispostos a gastar mais de US$ 250 (cerca de R$ 1,3 mil) em troca de perfumes mais únicos e ousados que destacam a artesania e os ingredientes em vez de celebridades e nomes de marcas estabelecidas.

Fundada por Edouard Roschi e Fabrice Penot em Grasse, a capital mundial da perfumaria na Riviera Francesa, e posteriormente estabelecida em Nova York, a Le Labo evoca o luxo consciente e mantém um compromisso inabalável com práticas éticas, sendo 100% contra testes em animais em toda a sua cadeia de produção. Este compromisso também reforça o pilar de qualidade e atemporalidade, enfatizando processos que respeitam tanto o meio ambiente quanto os direitos dos animais. Além disso, a marca é um bastião da personalização, oferecendo a todos os clientes a oportunidade de personalizar seus produtos com nomes ou frases sem custo adicional, e misturando fragrâncias na hora, práticas que destacam a exclusividade e a capacidade de gerar uma conexão emocional profunda com seus consumidores. Transformando a perfumaria em arte, a marca está profundamente enraizada em um estilo de vida slow, porém urbano.

"Gypsy Water"

“Gypsy Water”.

Além, fundada na paixão por criar perfumes artesanais com narrativas ricas e ingredientes raros, a Byredo, perfumaria sueca, rapidamente capturou a imaginação de uma clientela exigente promovendo uma experiência olfativa distinta. A marca se destacou por oferecer fragrâncias que desafiavam as convenções do mercado massivo, com essências como “Gypsy Water” e “Bal d’Afrique” tornando-se ícones cult entre aficionados por perfumes.

O fundador Gorham costuma dizer que quer que suas fragrâncias evoquem uma reação emocional específica nos usuários, conectando-os a momentos pessoais por meio do olfato, por isso inspira-se em uma variedade de experiências pessoais, viagens e interações culturais para criá-las.

Le Labo e Byredo, são exemplos de como o mercado de perfumes de nicho está prosperando, com previsões de crescimento continuado, representando uma opção de alto padrão para os consumidores, mas também definem tendências no mercado global de fragrâncias.

No contexto mais amplo do mercado de luxo, as fragrâncias de nicho representam uma oportunidade também para as marcas reforçarem sua imagem de exclusividade e artesania. Com ingredientes raros e processos de produção meticulosos, essas fragrâncias são posicionadas não apenas como produtos, mas como peças de arte olfativa.

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A tendência crescente da perfumaria de nicho além de enriquecer o portfólio das marcas envolvidas, também redefine as expectativas dos consumidores de luxo, que cada vez mais valorizam a autenticidade e a singularidade em suas escolhas de consumo. Este movimento reflete uma mudança cultural mais ampla no luxo, onde a exclusividade e a personalização estão se tornando as principais moedas de valor.

Tamara Lorenzoni, Mestre em Gestão de Marcas de Luxo pela Domus Academy Milano

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