A Bahia é o 5º maior Estado do território nacional e possui uma infinidade de destinos incríveis que atraem turistas de todo o mundo. Bem no sertão baiano, a 460 km da capital, Salvador, situada às margens do Rio São Francisco fica a cidade de Paulo Afonso, conhecida como a capital da energia, fazendo divisa com Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

De acordo com o diretor de Interiorização da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Regional Bahia (ABIH-BA), Thiago Sena, diversas regiões do Estado têm enorme potencial turístico ainda pouco explorado, com belas paisagens, riquezas naturais e patrimônio histórico e cultural.

Paulo Afonso mesmo é um grande exemplo. Região privilegiada pelas belezas naturais, que envolvem cânions, cachoeiras, reservas ecológicas e tudo o que se precisa para o turismo de aventura. Os visitantes podem praticar bungee jump, escalada de paredões, rapel, bicicross e rali.

A região de Paulo Afonso oferece riquezas arquitetônicas e culturais, como os casarões do período da colonização portuguesa, o Museu Casa de Maria Bonita, o Museu a Céu Aberto de Artes Rupestres com pinturas que remontam há 9 mil anos e a Igreja de São Francisco de Assis.

Casa de Maria Bonita. Foto: Prefeitura Paulo Afonso

A cidade possui também uma variedade de atrativos naturais, como a Serra do Umbuzeiro, passeio pelo “Velho Chico”, o famoso Rio São Francisco, a Cachoeira de Paulo Afonso e a reserva ecológica do Raso da Catarina. Também é possível visitar polos de piscicultura e instalações da Companhia Hidrelétrica do São Francisco, maior complexo de usinas subterrâneas do país.

Cachoeira de Paulo Afonso. Divulgação

A localização e infraestrutura, associadas à riqueza cultural e gastronômica tornam o lugar ainda mais encantador. Segundo o empresário e médico pernambucano, Juliano Medeiros, CEO do Grupo Águia, que administra os hotéis San Marino e Belvedere, e o Parque Ecológico Vale do Sal, a cidade é linda e muito acolhedora.

“Cheguei aqui há 16 anos e me apaixonei pelo lugar. Enxerguei grande potencial e decidi investir no turismo náutico e na hotelaria, dentre outros negócios. Hoje não tenho o menor receio em afirmar que, seja a trabalho ou a passeio, Paulo Afonso é surpreendente”.

Para o proprietário do Erel Point Hotel, Eisntien da Silva, e a proprietária do Hotel Bellavista, Soraya Delma, a região possui ampla oferta hoteleira para receber os visitantes.

CONHEÇA: A Chapada Diamantina

Além dos atrativos, a cidade tem um calendário de eventos já consolidado e com potencial para fortalecer ainda mais o turismo, como o Moto Paulo Afonso, maior evento de motociclismo do sertão brasileiro, e o Copa Vela, evento náutico que traz à cidade grandes shows musicais e festejos há mais de 30 anos.

O presidente da ABIH-BA, Luciano Lopes, afirma que a Bahia tem grande potencial para incrementar ainda mais o turismo e a hotelaria, e contribuir com a cadeia econômica. “O turismo tem 70 segmentos em torno dele, além de importantes subcadeias de economia, que envolve o turista, desde o momento que ele desembarca no aeroporto. Seguimos em frente para a sustentabilidade dos negócios e manutenção dos empregos no setor, dando suporte e atuando nas 13 zonas turísticas da Bahia”, diz.

A partir de Salvador é possível viajar de avião, de ônibus ou de carro até Paulo Afonso. Por via terrestre são 460 km pela rodovia BR-110. O município fica na região Norte do Estado, em um ponto de confluência entre a Bahia, Alagoas, Sergipe e Pernambuco.

Sérgio Moreira, jornalista

Comentários

Leave A Comment