O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, conheceu oficialmente dois sucessos da internet: o pastel e a coxinha em formato de capivara, um dos bichos ícones da capital paranaense, atração constante no Parque Barigui. Estima-se que hoje haja uma população de cerca de 180 animais da espécie vivendo nas Unidades de Conservação em Curitiba.
As idealizadoras, irmãs e feirantes Cristiane (Mity) e Tatiane Yamashiro foram até a Prefeitura mostrar o produto que é um dos campeões de vendas nas feiras livres noturnas dos bairros Água Verde, às quintas, e Lindoia, às sextas.
“O pastel e a coxinha, que homenageiam este animal considerado símbolo de Curitiba, são exemplos de empreendedorismo e economia criativa. Nossa retomada econômica precisa de mais e mais exemplos como os dados pelas irmãs Yamashiro”, parabenizou Greca.
Mity, terceira geração do negócio herdado do pai Osamu Yamashiro, contou que teve a ideia de criar o pastel e coxinha em formato de capivara e outras curiosas figuras, como morcego, Pokémon e dinossauro, durante o breve período em que as feiras estiveram fechadas devido à bandeira vermelha de combate à pandemia da Covid-19. “Comecei a testar e fazer o desenho na massa, depois passei a expor, transformando-se em um grande sucesso”, lembrou ela.
As irmãs também preparam pasteis no formato clássico retangular nos sabores de carne, pizza, palmito, queijo e carne com queijo. Os preços começam em R$ 7. Já o pastel em formato de capivara custa R$ 15, tem duas opções de sabores (carne e queijo) e tem produção limitada de 250 unidades por feira.
Doces miúdos
“Todo mundo quer o pastel de capivara, mas tem que chegar cedo, pois até as 18 horas já vendemos tudo normalmente”, contou. As feiras livres noturnas no Água Verde (quintas) e Lindoia (sextas) ocorrem das 17h às 22h (confira os endereços neste link).
Em um novo impulso criativo, as irmãs Yamashiro conceberam a coxinha em formato de capivara no mês passado. A “Capixinha”, comercializada com recheio de frango, custa R$ 10.
Durante o encontro com o prefeito, as feirantes também apresentaram os doces no formato do herbívoro símbolo da capital vendidos pelas redes sociais. “Produzimos doces miúdos e bolos com confeitos que reproduzem a capivara”, salientou Mity. Os produtos podem ser encontrados no Instagram.
Fonte: Agência de Notícias Curitiba
Fotos: Foto: Daniel Castellano/SMCS