Sabores autênticos e marcantes, restaurantes com estrelas Michelin, chefs premiados e uma cozinha que prioriza os ingredientes frescos do Mediterrâneo, com seus frutos do mar em abundância e os azeites mais puros do mundo. Assim é a gastronomia da Catalunha, região espanhola conhecida tanto pela sua gastronomia quanto por seu rico patrimônio histórico, suas belas praias e uma das capitais mais cosmopolitas da Europa, Barcelona.

E é ali, na capital da Catalunha, que a nossa viagem gastronômica começa, bem no coração do Bairro Gótico, onde está localizado o Serras, hotel boutique de luxo discreto instalado no mesmo edifício que abrigou o primeiro ateliê de Pablo Picasso.

Desde novembro, o restaurante Agreste Mar assumiu a residência no piso térreo do destino, mostrando a culinária inovadora do chef Fabio Gambirasi, que comanda a casa criando uma fusão da tradição catalã com ingredientes típicos italianos – entre as invenções do chef estão o ouriço do mar com molho de café e tagliolini feito in loco com molho de cogumelos e butifarra del perol – uma típica linguiça de porco da Catalunha. Aberto para o almoço e o jantar, o destaque do Agreste Mar também está no menu degustação em sete tempos.

Fregola, massa da Sardenha, Itália, caracterizada por pequenas bolinhas de sêmola tostadas.

Fregola, massa da Sardenha, Itália, caracterizada por pequenas bolinhas de sêmola tostadas, com frutos do mar.

O Informal Restaurant Terrace completa a experiência culinária do hotel com uma variedade de pratos mais leves, focando nas tapas espanholas e nos sanduíches – as batatas bravas, anchovas e croquetas ganham toques especiais ali. Ainda, no Serras, o Rooftop, escolhido durante anos como um dos melhores de Barcelona, é o local perfeito para degustar drinques ao pôr do sol depois de um mergulho na piscina com vista panorâmica para a Marina Port Vell e a praia de Barceloneta.

Tradição e inovação culinária

Bem perto do hotel, nas Ramblas, o Mercat de la Boqueria, considerado um dos mais antigos do mundo e que funciona desde o século 13, está sempre dentro dos melhores roteiros pela cidade. As charmosas barracas comercializam comidas típicas de toda a Espanha, entre elas as melhores marcas de jamones Serrano e Ibérico, além de todos os tipos de frutos do mar e as frutas mais coloridas.

Outro destino que deve ser incluído no programa de viagem dos gourmands é o restaurante Enigma, que conta com um projeto arquitetônico ultramoderno e 1 estrela Michelin (na foto da capa, queijo de cabra Valleoscuro e casca de trufa negra). O premiado chef catalão Albert Adrià comanda a cozinha que prepara um único menu degustação de 25 pratos e que muda todos os meses.

Girona: a cidade dos grandes chefs

A apenas uma hora de Barcelona, Girona é outro destino obrigatório para quem deseja explorar os sabores da Catalunha. A cidade de muralhas históricas, ruelas e edifícios medievais bem preservados, é também a residência de um dos ícones da gastronomia mundial: o El Celler de Can Roca, restaurante premiado com 3 estrelas Michelin dos irmãos Joan, Josep e Jordi Roca. Considerado um dos melhores do mundo, por conta de seu serviço impecável e cozinha criativa, proporciona uma experiência sensorial inigualável, em que cada prato é uma obra de arte – uma refeição pode durar até quatro horas.

Mas a cena gastronômica de Girona vai muito além do estrelado Can Roca, com uma variedade de bistrôs e mercados que merecem ser explorados. No Mercat del Lleó, o destaque fica por conta dos embutidos típicos da região, queijos artesanais, cogumelos selvagens, mariscos e peixes frescos.

Vale incluir no roteiro o Bo.TiC, restaurante instalado em uma antiga marcenaria e premiado pelo guia Michelin com 2 estrelas.

Com apoio Aro Comunica

Comentários

Leave A Comment