O passaporte é documento essencial para viajar. Ele é o primeiro passo para fazer turismo internacional. É com ele que é possível se obter o visto, documento emitido por um país que permite a entrada do visitante nesse país. Caso emblemático no Brasil é a busca pelo visto norte-americano que leva milhares de brasileiros a buscar esse carimbo num processo que é custoso e pode ser demorado. Mas existem passaportes que são “poderosos”. É só chegar no país de viagem, mostrá-lo que o visto não é exigido.
Se você quer saber se o seu passaporte é um desses, o Henley Passport Index divulgou o ranking de 2024 dos passaportes mais poderosos do mundo e a boa notícia, para os brasileiros, é que o passaporte do Brasil é aceito em 173 países, o 17º no ranking.
Os países com os passaportes mais poderosos são quatro: França, Alemanha, Itália, Japão, Singapura e Espanha que abrem as portas de 194 países.
Com dados históricos abrangendo 19 anos, o Henley Passport Index é o único desse tipo baseado em dados exclusivos da Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata). O índice inclui 199 passaportes diferentes e 227 destinos de viagem diferentes. O Henley Passport Index é considerado a ferramenta de referência padrão para cidadãos globais e Estados soberanos ao avaliar a posição de um passaporte no espectro de mobilidade global.
Nessa nova atualização, a Itália se destaca e atinge o topo do ranking global. Se comparado, na última edição, o país ocupava o quarto dividindo esse pódio com Luxemburgo com 189 destinos na lista. Por isso muitos brasileiros buscam a cidadania italiana, conforme explica Eduardo Velloso, CEO da Trastevere Cidadania: “Além do direito da livre circulação e residência em todos os países da União Europeia, a dupla cidadania também dá o direito de trabalhar e estudar em qualquer um desses países, fora o acesso aos serviços de saúde e educação, voto nas eleições, facilidade na aposentadoria, entre outros”.
TURISMO: Países para visitar na América Central
Finlândia, Coreia do Sul e Suécia, estão na segunda posição com entrada livre em 193 países. Em terceiro lugar, com 192 países, Áustria, Dinamarca, Irlanda e Países Baixos. Bélgica, Luxemburgo, Noruega, Portugal e Reino Unidos estão na quarta posição, com 191 países. E em quinto lugar Grécia, Malta e Suíça com 190.
O passaporte brasileiro, no ranking do Henley Passport Index, estava na 18ª posição em 2020, ficou em 20º de 2021 a 2023 e agora subiu para o 17º lugar. A melhor posição – 16º – foi em 2018.
Nesse link, ao clicar no número de países nos quais o passaporte brasileiro é aceito, é possível ver quais os países que o brasileiro pode visitar sem a necessidade de visto e os 53 onde ele é exigido.
Com apoio Máxima Assessoria de Imprensa