Arenitos que se formaram há mais de há 300 milhões de anos após a compactação e endurecimento de frequentes camadas de areia. Este é o Parque Vila Velha e, agora, cenário para quem quer conhecer essas formações, de taça e de camelo, por exemplo, de bicicleta. O gestor do Parque, Leandro Ribas, diz que “são 22 km de um trajeto seguro e sinalizado, em que o visitante, com a sua própria bicicleta, pode desfrutar das nossas belezas naturais”.
O passeio, que pode ser realizado em qualquer dia da semana, dentro do horário de funcionamento do Parque, parte do Centro de Visitantes rumo à Lagoa Dourada. De lá, o ciclista visita as Furnas e termina o seu passeio nos milenares Arenitos.
Em todos esses pontos, há uma bike parking, local em que a bicicleta pode ser estacionada com segurança para que o visitante possa aproveitar com tranquilidade cada um dos atrativos do Parque.
O passeio não necessita de agendamento e pode ser realizado em grupos ou individualmente, porém, é necessário que o visitante traga a sua própria bicicleta porque no Parque não há bicicleta para alugar. Além disso, é necessário que o ciclista traga um cadeado para utilizar nos pontos de parada.
É obrigatório o uso de capacete para essa atividade. O passeio, com cerca de 4 horas de duração, tem grau de dificuldade considerado entre moderado e alto e pode ser realizado por pessoas a partir dos 14 anos. É recomendado que o ciclista traga a sua garrafa de água.
TURISMO: Conheça o Buraco do Padre, próximo do Parque Vila Velha
O Parque fica fechado às terças e nos demais dias funciona das 9h às 17h. As bilheterias funcionam até as 15h. O Parque indica a chegada para a visita pela manhã para que os visitantes possam conhecer os três atrativos naturais (Arenitos, Furnas e Lagoa Dourada), aproveitar as atrações de aventura como tirolesa, arvorismo e o cicloturismo que, a partir de janeiro, terá valor promocional de R$ 42, e as opções gastronômicas.
O Parque Vila Velha está a 100 km de Curitiba.
Com apoio da Assessoria de Imprensa