No Litoral Sul da Bahia, Prado (880 km da capital Salvador), surgiu de uma aldeia de índios que habitavam a margem do rio Jucuruçu, e foi elevada à categoria de Vila em 1755. Segundo os historiadores, o Brasil foi descoberto pela praia da Barra do Caí, que é parte territorial de Prado e fica a 50 km da cidade.

É neste município que fica o Parque Nacional do Descobrimento. Criado em 1999, tem mais de 22 mil hectares de área e é um dos maiores fragmentos protegidos de Mata Atlântica do país, reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Sítio do Patrimônio Mundial Natural “Reserva da Mata Atlântica da Costa do Descobrimento”. Integra a zona núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, o Corredor Central da Mata Atlântica e o Mosaico de Áreas Protegidas do Extremo Sul da Bahia.

Com paisagens impressionantes, o Parque revela ao visitante uma das mais ricas florestas tropicais da costa brasileira, com árvores imponentes e exemplares de fauna ameaçados de extinção.

Ali estão aves ameaçadas e quase ameaçadas de extinção, como o Papagaio Chauã, o Macuco e o Gavião Real, sendo que o Parque é um dos únicos e últimos redutos do Mutum-do-Sudeste. Na unidade encontram-se também o queixada, o caititu, a anta, o jabuti-amarelo e a onça parda, além de uma riqueza de cursos d’água.

Parque Nacional do Descobrimento. Divulgação

De bicicleta

Ao caminhar pelas trilhas que podem ser percorridas a pé, em caminhos fáceis, como a trilha do Macaco-Prego, ou mais longos, como a da Gameleira (onde vai conhecer uma gameleira centenária) ou da Juerana, o visitante pode ser acompanhado pelo canto do capitão-do-mato (ave típica da região), sentir o aroma da mata ou mergulhar na cultura Pataxó.

Com parte de sua área sobreposta à Terra Indígena Comexatibá, o visitante do parque pode desfrutar de experiências pataxós únicas: conhecer caminhos ancestrais, dançar o awê, apreciar delícias gastronômicas e seu artesanato, entre tantas outras práticas culturais. Para estas atividades, é necessário reserva prévia e acompanhamento de condutor habilitado.

Para aqueles que preferem uma bicicleta, a Ciclotrilha do Tambor é exclusiva para esta atividade. Alguns atrativos podem ser acessados de carro, como a Lagoa Só Não Vou.

O Parque Nacional do Descobrimento está abeto para visitação todos os dias da semana, das 6h às 17h, com entrada pela BA-489 (Prado – Itamaraju), próximo ao km 35.

A cidade de Prado tem 84 km de Litoral formando treze praias. As águas são cristalinas, calmas e mornas e paisagens emolduradas por coqueirais e falésias.

Praia do Coqueiral, Prado. Foto: Márcio Filho/MTur

Fonte: Assessoria de Imprensa e ICMBio

Comentários

Leave A Comment