Descer a serra de Curitiba ao Litoral paranaense sempre é bom! São várias as opções, algumas ainda inexploradas. Mas desta vez a descida foi para a primeira reunião anual do Cepatur (Conselho Paranaense de Turismo), do qual faço parte como representante da Abrajet-PR (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo-Paraná). O motivo principal do encontro foi apresentar aos conselheiros o sistema de embarque e desembarque da MSC que começou a atracar seus cruzeiros toda semana, nas sextas, no Paraná, desde 1º de dezembro de 2023. Essa foi a 11ª semana da temporada e mais de 15 mil passageiros e tripulantes desceram da embarcação para desfrutar dos atrativos turísticos da região litorânea paranaense.

A operação está acontecendo ao lado de Igreja do Rocio num espaço muito bem montado pela Prefeitura de Paranaguá, junto com parcerias, e que se chama Complexo Mega Rocío, na região portuária da cidade.

Mas antes, visitamos os receptivos que foram montados no centro histórico de Paranaguá, na Praça Mario Roque, pelo Governo do Estado em parceria com a Adetur Litoral (Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná) , onde todos os municípios do Litoral estão tendo a possibilidade de vender seus atrativos e produtos.

O navio que está operando nesta temporada é o MSC Lirica que chega toda sexta-feira no Porto de Paranaguá permitindo embarque e desembarque de passageiros. Durante todo o dia, cruzeiristas e tripulantes, já em trânsito, podem descer da embarcação e desfrutar de pontos turísticos do Litoral. O navio atraca no Paraná até o próximo dia 8 de março e já possui vendas abertas no seu site para as duas próximas temporadas de verão.

TURISMO: Conheça o Aquário marinho em Paranaguá

Para o secretário de Turismo do Paraná e presidente do Cepatur, Marcio Nunes, “a reunião visa levar mais informações aos conselheiros sobre a importante rota de cruzeiros, que já está confirmada para as próximas duas temporadas de verão”. Segundo ele, a parceria com a MSC mudou a cara do Litoral, “garantindo fluxo de turistas nacionais e estrangeiros todos os finais de semana”. Nunes disse, ainda, que “nós estamos no coração da Grande Reserva da Mata Atlântica e precisamos apresentar esse espaço para o mundo como um produto de Curitiba e região. Temos que trabalhar este novo produto”.

O secretário estadual do Planejamento, Guto Silva, presente no encontro, afirmou que é profunda a transformação do Litoral: “Com os investimentos que estão acontecendo em infraestrutura, com a programação de eventos e a cereja do bolo que é todo esse trabalho com turistas de cruzeiro em Paranaguá, já estamos pensando quais serão os investimentos necessários para melhorar esse trabalho, com o objetivo único de melhorar nossa infraestrutura e o atendimento ao turista, porque isso gera emprego e renda para a nossa população. A cidade tem que ser boa para o cidadão e, consequentemente, será boa para o turismo”.

Conselheiros na área de receptivo na Praça Mario Roque no Centro Histórico de Paranaguá. Foto: Alberto Viana

Muito animada com a inédita transformação no fluxo de turistas na cidade a secretária de Turismo e Cultura da histórica Paranaguá, Maria Plahtyn, afirmou numa pequena solenidade na área de embarque e desembarque que tudo “deu muito trabalho, mas significa que estamos no circuito, tendo visibilidade, e o Conselho vem para verificar como é o nosso trabalho, conhecer a logística dos embarques e desembarques, de trânsito, como é o receptivo, como tudo isso está movimentando o comércio local”.

A reunião protocolar aconteceu na sede do Porto de Paranaguá e teve logo em seguida uma palestra de Marco Ferraz, presidente da Associação Brasileira do Cruzeiros Marítimos. Segundo ele um navio de cruzeiros na alta temporada gera cerca de 9 mil empregos dentro e fora da embarcação, em várias frentes. “Isso induz a economia. O barqueiro melhora seu transporte, o taxista também, o proprietário de restaurante se mobiliza, e assim é com os comerciantes de todo o entorno do Porto onde o navio atraca”, destacou Ferraz.

Já o diretor de Desenvolvimento Empresarial da Portos do Paraná, André Pioli, sediar uma reunião do Cepatur foi importante para dinamizar o serviço de recepção de turistas no Litoral. “Foi uma reunião importante para discutir os avanços para o turismo no Litoral, em especial com relação aos navios de passageiros, e a conquista que estamos tendo com esse segmento”, disse.

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, por sua vez, destacou a importância da reunião do Cepatur para o desenvolvimento do turismo no Litoral do Estado do Paraná.

Alberto Melo Viana, jornalista associado à Abrajet-PR

Comentários

Leave A Comment