SE TEM UMA COISA QUE RECORRENTEMENTE ME DEPATO NO ATENDIMENTO AOS MEUS CLIENTES NO PROCESSO DE CONSULTORIA DE IMAGEM, É A COMPRA DAS ROUPAS NO TAMANHO ERRADO.
Entre os homens, na maioria dos casos, o erro está em comprar tamanhos maiores: muitos escolhem peças até dois números maiores que seu manequim. Entre as mulheres, muitas vezes as peças têm o tamanho menor. Quem nunca comprou uma calça apertada pensando: “Vou levar essa, porque sei que vou emagrecer?”
Peças justas demais desfavorecem nossas proporções e podem vulgarizar o visual, enquanto as que ficam maiores podem trazer uma imagem desleixada. As peças que se ajustam corretamente ao corpo deixam a aparência mais elegante e refinada.
Selecionei algumas dicas para que você encontre a numeração certa:
Para eles
Comece pelo colarinho
No caso das camisas sociais masculinas, para reconhecer o tamanho perfeito da sua camisa, observe o colarinho. Ele deve ficar com o espaço suficiente do tamanho de um dedo apenas sobrando no pescoço, quando todos os botões estão fechados. Esse truque garante que a camisa esteja na sua numeração.
Comprimento da barra das camisas e camisetas
O comprimento das camisas e camisetas, quando usadas para fora, deve ir, mais ou menos, até a metade do gancho da calça, deixando que ele apareça alguns centímetros. Dessa forma, o efeito visual é de pernas alongadas, deixando suas dimensões de tronco e corpo mais harmônicas.
Comprimento da manga longa
Na manga, o comprimento correto é até a articulação do pulso. Para camisas sociais masculinas usadas com blazers ou paletós, deixe a manga aparecendo só um pouquinho. Fica muito charmoso!
Para ambos
O ombro
Essa vale para homens e mulheres, para todas as peças de cima (camisa, blusa, blazer, paletó). A costura no ombro deve encaixar exatamente na conexão entre o ombro e o braço. Nem para cima, nem para baixo. Normalmente, esse detalhe também fará com que a manga termine na altura correta do punho.
A calça
É aqui que muita gente se perde ou deixa passar! A barra da calça não deve sobrar muito pano nem ser dobrada. O correto é deixá-la alinhada ao sapato, sem sobrar tecido nos joelhos ou na barra. Com as sobras, ocorre um efeito “enrrugado” que faz com que a silhueta fique desorganizada e perca comprimento visualmente.
Teste, teste, teste
É importante experimentar diferentes lojas e marcas até encontrar uma modelagem que se adeque ao seu estilo e biotipo. A melhor forma é ir provando e notando os detalhes, vendo o que irá lhe vestir melhor.
Bem, em tempos de “vida online!”, arrisco dizer que comprar roupas sem provar pode dificultar a escolha correta do tamanho, a menos que você já conheça a marca e sua numeração.
Karla Giacomet, consultora de Imagem Pessoal
Publicado na Now Boarding – julo/2019
Foto: Thomas Wolter/Pixabay