A Bodega Domaine Bousquet está situada no Vale Gualtallary, em Tupungato, um charmoso distrito do Vale de Uco em Mendoza. A vinícola foca na produção de vinhos de qualidade superior em seus solos desejáveis, um local perfeito para entregar vinhos orgânicos supremos.
Hoje, a família de produtores de vinho da Bousquet usa uma mistura perfeita de técnicas francesas e métodos de viticultura argentinos em suas terras.
A história da Bousquet Winery começa em 1990 quando uma família francesa estava viajando pela Argentina. Para Jean Bousquet, o fundador da Bousquet Winery, o ambiente e o terroir natural da Argentina foram amor à primeira vista. Ele comprou terras em Mendoza perto da fronteira com o Chile e começou a cultivar uvas. Anos mais tarde, sua filha Anne e seu genro Labid Al Ameri, começaram a investir na vinícola.
Em 2009, o casal se dedicou totalmente ao negócio de vinificação e adquiriu a propriedade. Eles fizeram muitas mudanças na adega: adicionaram novos tanques de fermentação equipados com dispositivos de controle de temperatura e novos barris de carvalho de vários tamanhos.
Atualmente, eles exportam vinhos tintos, brancos e rosés de alta qualidade, juntamente com vinhos espumantes e de sobremesa para mais de 50 países ao redor do mundo.
Com total respeito pela natureza, a família Bousquet cultiva 240 hectares de terra com uma extensa variedade de uvas orgânicas. Seus vinhos são cultivados a partir de Sauvignon Blanc, Chardonnay, Torrontés e Pinot Gris de alta qualidade, combinados com Pinot Noir frutado, Merlot, Syrah e Malbec. Aproveitando o solo fértil de Mendoza, também cultivam excelentes Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc. A equipe da vinícola Bousquet colhe todas as uvas manualmente e reúne os melhores cachos em pequenas bandejas para preservar a qualidade.
Entre 1º e 5 de setembro de 2025 nos hospedamos na Gaia Lodge situada dentro da Bodega Domaine Bousquet, a 90 km de Mendoza.

Gaia Lodge.
Gaia Lodge fica no meio dos vinhedos da Domaine Bousquet, com linda vista dos Andes, onde o silêncio é cortado as vezes pelo canto dos pássaros.
A visita à bodega inclui passeio pelos vinhedos, as hortas e a degustação.

Na degustação tivemos com a condução do simpático sommelier Pablo que depois também nos atendeu na Gaia Lodge.

Bete Yang com o sommelier Pablo.
Gaia Rosé Organico 2020

Gaia, a deusa grega da terra, tem sido a inspiração da família Bousquet desde a fundação da vinícola em 1997 quando foram pioneiros na limpeza de terras virgens nas regiões altas do distrito de Gualtallary, em Tupungato.
Desde o início, os vinhos Gaia são elaborados com a sensibilidade francesa da vinificação e feitos com frutas 100% orgânicas cultivadas a uma altitude de 1,2 mil a 4 mil pés.
A intensa exposição solar e as grandes variações de temperatura entre o dia e a noite se combinam para criar uma combinação perfeita entre as características do Velho e do Novo Mundo.
O Gaia Rosé é feito com as melhores uvas Pinot Noir dos vinhedos situados aos pés da Cordilheira dos Andes. Essas uvas colhidas à mão oferecem uma acidez natural, com notas vibrantes de frutas vermelhas frescas.
O teor alcoólico é de 13,1%, safra 2020.
Apresenta cor rosa claro e cristalino.
Os aromas são de morango e frutas vermelhas, com raspas de laranja e notas florais.
Em boca é vivo, com paladar cremoso e acidez viva.
Harmoniza com aperitivos e pratos de atum.
Chardonnay Organico Gran Bousquet 2021

Elaborado com uvas orgânicas dos vinhedos localizados em Alto Gualtallary, Tupungato, a uma altitude de 1,2 mil metros acima do nível do mar, uma das mais altas de Mendoza. A linha Gran é elaborada com uvas orgânicas selecionadas manualmente.
O vinho é 100% Chardonnay, envelhecido em carvalho francês por 10 meses.
O teor alcoólico é de 14%, safra 2021.
Este vinho tem uma cor amarelo-dourada com nuances esverdeadas.
No nariz apresenta uma boa intensidade aromática de frutas tropicais, pera, coco e baunilha.
No paladar, notas de maçã verde e pera, com sutis notas de especiarias e jasmim. A maciez e a cremosidade no paladar conferem-lhe bom volume e acidez refrescante.
Este vinho é ideal com frutos do mar, peixes e carnes brancas servidos com molhos cremosos.
Domaine Bousquet Limited Edition Gran Malbec Organico 2021

Este vinho é elaborado com 85% de uvas Malbec, 5% de uvas Cabernet Sauvignon, 5% de uvas Merlot e 5% de uvas Syrah, na região de Gualtallary, Vale de Uco, Argentina.
O teor alcoólico é de 14,7%, safra 2021.
Apresenta cor rubi com reflexos violáceos.
Os aromas são de frutas vermelhas e negras maduras, com destaque para framboesa preta, groselha vermelha e cereja preta, juntamente com delicados toques herbáceos. Além de notas picantes, lembrando caramelo e cravo
Em boca é amplo, com múltiplas camadas de sabores, taninos presentes e sedosos e final persistente.
Harmoniza com peru assado ao molho de ervas, iscas de filé mignon ao molho gorgonzola, lombo de porco recheado com ameixa, hambúrguer de falafel.
Ameri Malbec Organico 2021

O Ameri Malbec Organico é uma expressão luxuosa do terroir argentino.
As uvas são colhidas manualmente no início de abril e cuidadosamente selecionadas para garantir que apenas os melhores cachos sejam usados.
A fermentação ocorre ao longo de 14 dias a uma temperatura controlada entre 25°C e 28°C, extraindo toda a profundidade dos sabores intensos da fruta.
Uma fermentação 100% malolática adiciona suavidade, enquanto 12 meses de envelhecimento em barricas de carvalho francês realçam o vinho com elegantes notas de especiarias e baunilha. O resultado é um vinho encorpado com textura aveludada, acidez equilibrada e um final longo e persistente.
O teor alcoólico é de 14,5%, safra 2022.
Apresenta cor violeta profundo, com aromas complexos de violetas e frutas negras.
Em boca é um vinho encorpado com textura aveludada, acidez equilibrada, um final longo e persistente. É um vinho muito bom!
Este Malbec orgânico harmoniza perfeitamente com carnes vermelhas grelhadas, cordeiro assado e pratos ricos e terrosos, como risoto de cogumelos. Sua complexidade também complementa queijos fortes, como Gouda curado ou gorgonzola.
Ameri Red Blend 2020

Nomeado em homenagem ao coproprietário do Domaine Bousquet, Labid al Ameri, o vinho emblemático do Domaine Bousquet é um blend com predominância de Malbec. Cabernet Sauvignon, Syrah e Merlot que adicionam as dimensões complexas que elevam este vinho de “esperado” a “emocionante”.
As uvas – mas apenas os melhores cachos – vêm de um único vinhedo, localizado a 1.250 metros de altitude, o mais alto da propriedade. Essas uvas são as últimas a serem colhidas.
Este delicioso vinho é elaborado 60% com uvas Malbec, 20% com uvas Cabernet Sauvignon, 10% com uvas Syrah e 10% com uvas Merlot.
O teor alcoólico é de 14,5%, safra 2020.
Apresenta cor violeta. Os aromas são de frutas vermelhas e pretas, figo, uvas passas e pimenta-do-reino.
Em boca este vinho é encorpado e de final longo.
É um testemunho memorável e de dar água na boca da sua herança franco- argentino.
Harmoniza com carne vermelha, queijos maduros.
Eu gostei muito deste vinho. Trouxe uma garrafa para degustar no Brasil, sentir aquela paisagem andina e recordar os quero-queros correndo nos vinhedos da Domaine Bousquet.
Tim tim!
Bete Yang, é Engenheira Civil, formada em 1975 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é enófila desde 1996 quando visitou região vinícola de Stellenbosch na África do Sul. Fez cursos de vinhos em Curitiba, no Vale dos Vinhedos (RS), na Associação Brasileira de Sommeliers/RJ, em Rioja (Espanha) e na Ecole du Vin de Saint-Émilion (França). Desde 2017 é membro do Viniep (Confraria de vinho do IEP- Instituto de Engenharia do Paraná). Visitou mais de 250 (duzentas e cinquenta) vinícolas na Europa, América do Norte e do Sul, África do Sul e Oceania.
Fotos: Bete Yang e internet







Baita matéria!!
Curioso em saber qual cardápio acompanhará o Ameri Red Blend…