Do ponto de vista do passageiro, um bom aeroporto é aquele que é próximo do centro, tem estacionamento amplo e barato, é espaçoso, tem muitas lojas, restaurantes, bares, salas VIPs, hotel etc. etc.
Já para os pilotos, um bom aeroporto é aquele que possui uma pista de larga, comprida, plana, bem sinalizada, com apoio de aproximação por instrumento e sem ventos de través.
Bom, isso é um cenário lindo e maravilhoso, mas é apenas um sonho.
Raramente um piloto terá à sua disposição todos esses elementos ao mesmo tempo.
Os maiores desafios para os pilotos durante um pouso são o vento, quando não está alinhado com o rumo de aproximação, ou seja, vento de través, o vento de rajada, quando o vento não está constante e pode surpreender os pilotos momentos antes do avião tocar o solo, a ausência de luzes de aproximação nos pousos noturnos, ausência de auxílio instrumento para operações por instrumento, pista curta e pista desnivelada.
Em muitos casos, o piloto enfrenta o conjunto desses fatores, tornando os pousos um grande desafio de habilidade e perícia. Nestas condições, somente comandantes experientes e treinados para aquelas condições podem operar a aeronave.
Vamos ao Top 10 dos aeroportos mais desafiadores para os pilotos no mundo.
1. Aeroporto de Courchevel, França
Para começo de conversa, a pista é extremamente curta. São apenas 537 metros. Só permite aproximação por uma das cabeceiras. Não existe a opção de arremetida, pois é morro acima e o avião não teria potência suficiente para vencer o morro numa arremetida. Ou seja: é pousar ou pousar.
Também conhecido como aeroporto montanha-russa.
Vendo a foto, dá para entender o motivo do apelido. Ah, só é possível operar de dia.
2. Aeroporto de Aeroporto Tenzing-Hillary, Nepal
Esse exótico aeroporto (foto que abre a matéria) que atende principalmente alpinistas que se dirigem ao Everest, fica na cidade de Lukla, Nepal.
Seu nome é uma homenagem aos dois primeiros alpinistas a colocarem os pés no topo do mundo em 1953: Tenzing Norgay e Edmund Hillary.
A pista, também é muito curta, de apenas 527 metros, e só permite pousos numa das cabeceiras (06). As decolagens ocorrem na cabeceira oposta (24).
Assim como em Courchevel, só é possível operar no período diurno.
3. Aeroporto Internacional da Madeira, Portugal
Um dos aeroportos desafiadores é um português que atende a ilha da Madeira, quarto mais movimentado de Portugal, tem uma companhia constante que é o famoso vento de través – aquele que não está alinhado com a pista de pouso – tornando a aproximação e pouso um teste de habilidade para os pilotos.
Outro agravante é que a aproximação é feita em curva, pois há morros nas proximidades que impedem uma aproximação normal, ou seja: alinhado com a pista.
4. Aeroporto Juancho E. Yrausquin, Saba
Esta pista, localizada na ilha caribenha de Saba, é destinada para poucos tipos de aeronaves comerciais e pilotos muito habilidosos, pois estamos falando da menor pista de pouso utilizada para voos comerciais do mundo! São apenas 400 metros de asfalto no meio de dois precipícios! Uau! Haja emoção.
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5. Aeroporto Santos Dumont, Brasil
Esse aeroporto com características únicas foi construído em 1934 e está privilegiadamente localizado ao lado do centro da mais famosa cidade brasileira: Rio de Janeiro. Encontra-se entre os 10 mais movimentados do país.
Aqui o grande desafio é pousar aviões de 70 toneladas com velocidade de aproximação em torno de 250 km/hora e parar numa pista extremamente curta – apenas 1.323 metros.
Para operar neste aeroporto, a tripulação é obrigada a passar por um rigoroso treinamento em simulador (imagine perder um motor com o belo moro do Pão de Açúcar bem à sua frente…). Assim sendo, somente pilotos homologados para esta operação podem pousar no Santos Dumont.
6. Aeroporto London City, Inglaterra
O principal desafio para operar no aeroporto central de Londres é a rampa de aproximação. Normalmente as rampas são projetadas com uma inclinação de 3 graus, o que corresponde a uma perda de altitude de 300 pés para cada milha voada. No caso específico deste aeroporto, a rampa é de impressionantes 5,5 graus, o que dá uma razão de descida de 600 pés por milha voada, o que é muito acima do padrão. Isso implica numa alta velocidade vertical de descida, dificultando o arredondamento para um pouso normal.
Por isso, somente algumas aeronaves são certificadas para esta operação e a tripulação tem que passar por um treinamento especial em simulador de voo.
7. Aeroporto Internacional de Santa Helena, território ultramarino britânico
Outro dos aeroportos desafiadores atende a remota ilha de Santa Helena. Localizado praticamente no meio do Oceano Atlântico, desafia os pilotos por causa dos ventos ascendentes que sobem a encosta do morro onde se encontra a cabeceira da pista de pouso.
Na foto abaixo vemos um Embraer 190 da própria fabricante, demonstrando que o avião (com bons pilotos, é claro), é capaz de vencer a fúria dos ventos. Foram vários pousos e decolagens entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro de 2016.
8. Aeroporto Internacional de Paro, Butão
O problema aqui são as montanhas em volta do aeroporto que não permitem uma aproximação direta.
A aproximação é feita serpenteando um vale e com curva a baixa altura antes da pista.
Requer muita habilidade dos pilotos e condições visuais para a aproximação.
As operações só podem ser realizadas no período diurno.
9. Aeroporto Internacional de Ushuaia, Argentina
Esta bela e simpática cidade localizada no Extremo Sul do continente americano é castigada por fortes ventos que dificultam a aproximação e o pouso.
Para complicar, dependendo da pista em uso, a aproximação é feita em curva, a baixa altura e sobre a cidade. Imagino que, para o passageiro, a vista deva ser linda.
10. Aeroporto de Barra, Escócia
Para finalizar os Top 10 dos mais desafiadores aeroportos do mundo, temos este aeroporto que na verdade nem pista de pouso tem!
Como assim?
Pois é, os aviões pousam na areia da praia transformada numa pista de pouso.
É isso mesmo que você leu. Quando a maré baixa, a areia úmida e dura consegue suportar o peso dos pequenos bimotores a hélice que servem o aeroporto.
Apesar de ser uma boa solução para atender a região, esta operação só ocorre quando a maré está baixa e durante o dia apenas.
Bem, chegamos ao final desta lista. Espero que tenha gostado desse rápido passeio pelos aeroportos mais desafiadores para os pilotos do mundo.
Bom voo e até o próximo encontro.
Sady Bordin tem 58 anos. Trabalhou como piloto de linha aérea por 12 anos, sendo 5 como comandante de Embraer 190/195 na Azul Linhas Aéreas. Tem mais de 7 mil horas de voo. É instrutor de simulador na EPA Training Center. sady@embraer195.com.br