Ter contato com a natureza é o momento de poder se desconectar, ouvir o silêncio, fazer reflexões. Muitos brasileiros têm buscado atividades de ecoturismo como destino de viagem. Em Santa Catarina, na Costa Verde & Mar, é possível fazer um Roteiro de Observação de Aves. E aqui estão 5 motivos para você escolher esse Roteiro numa próxima viagem:
1 – Bem-estar: Está comprovado que a observação de pássaros leva mais qualidade de vida aos praticantes. Estudo da Universidade de Exeter, na Inglaterra, indica que a atividade faz bem para a saúde, podendo até gerar apoio para tratamentos de ansiedade, depressão, entre outros.
2 – Contato com a natureza: As áreas mais propícias para a observação são as localizadas perto de matas e rios, pois concentram a maior parte das espécies. Essas regiões também são ideais para quem precisa recarregar as energias e ter momentos de paz.
3 – Nova atividade: Além de uma atividade de ecoturismo, a observação de aves pode se tornar um passatempo, pois não exige muitos equipamentos ou habilidades, podendo ser praticada por qualquer pessoa, independentemente da sua idade e condição física.
Quer sair mais: encontre materiais informativos on-line como, por exemplo, o Guia de Identificação de Aves da Costa Verde & Mar. É só clicar aqui.
CONHEÇA: A Rota Enxaimel, em Santa Catarina
4 – Conhecimento: Seja para leigos ou especialistas, a observação de pássaros gera muito aprendizado, pois a cada atividade o praticante é convidado a estudar sobre a espécie observada e a aprender mais sobre os seus hábitos e costumes. O observador passa a entender mais também sobre a natureza, o clima e a vegetação.
5 – Visitar um novo destino: Por ser uma atividade de ecoturismo, a observação de aves conta com algumas áreas apontadas para a sua realização, como sítios, fazendas, parques, entre outros. Esses locais oferecem infraestrutura necessária para atender os observadores e guias locais que podem auxiliar os praticantes.
Lógico que para fazer o Roteiro de Observação de Pássaros você precisa ter uma base. Pode escolher entre 9 cidades catarinenses para se hospedar, e nos locais aqui indicados, você terá estrutura ideal e equipes treinadas para acompanhar e auxiliar nas visitas de observação.
Balneário Camboriú: Estaleiro Village Pousada;
Balneário Piçarras: ONG SelvAge;
Bombinhas: Museu Charles Darwin;
Camboriú: Costa Rosa, Sítio Brilho Verde, Espaço Rural Clarear e Glashaus;
Itajaí: Parque Municipal da Atalaia;
Itapema: Sítio Família Marchi, Refúgio Rock Rural e Recanto do Guarapuvu;
Navegantes: Restinga;
Penha: Casa do Pôr do Sol;
Porto Belo: Ilha de Porto Belo.
Fonte: Assessoria de Imprensa