Quando se faz uma viagem ao Exterior duas recomendações são feitas fortemente: cuidar do seu passaporte e proteger seu dinheiro. Se perder o dinheiro, tendo celular, dá-se um jeito. Mas se perder o passaporte o que se deve fazer. O guia de turismo Pedro Braun explica como agir nesses casos.:
1.Procure a Embaixada ou Consulado brasileiro
O primeiro passo é procurar a Embaixada ou Consulado brasileiro mais próximo. “Eles podem emitir um Documento de Viagem de Emergência para que você continue sua viagem ou volte ao Brasil. Para isso, normalmente é preciso um boletim de ocorrência e um documento de identificação, como RG ou CNH”, orienta Braun.
2.Cuidado extra com vistos
Se o passaporte perdido contiver vistos, como o americano, é essencial notificar o Consulado do respectivo país para evitar o uso indevido do documento por terceiros. “Isso é fundamental para proteger-se contra fraudes e possíveis problemas futuros, já que alguém de má fé pode tentar utilizar o seu visto”, alerta Braun.
3.Mantenha cópias do seu passaporte
Uma dica valiosa é ter cópias digitais ou físicas do passaporte e vistos, guardadas em um e-mail ou serviço de nuvem. Isso agiliza a emissão de novos documentos. Nunca confie apenas no original, principalmente em viagens longas.
TURISMO: Conheça os passaportes mais valiosos
4.Tenha seguro-viagem
Contratar um seguro que ofereça cobertura em caso de perda de documentos pode reduzir o estresse. Esse tipo de seguro pode cobrir despesas com transporte até o consulado ou taxas de emissão do novo passaporte.
5.Não leve o passaporte original para os passeios
Para evitar problemas, é recomendado deixar o passaporte no cofre do hotel e levar apenas uma cópia, que é suficiente como identificação em qualquer lugar do mundo.
6.Endereços de Embaixadas e Consulados
Para minimizar ainda mais os riscos de dores de cabeça com a perda do passaporte, uma dica é que o viajante sempre deve anotar o telefone e endereço das Embaixadas e Consulados brasileiros nos locais que vai visitar.
Com apoio Foco na Mídia