Fomos até São Paulo buscar o Nissan Kicks SV 2020, um dos Suv’s preferidos pelos brasileiros. Agora vamos saber o que os quase cem mil reais pedidos por esta versão SV com pintura metálica vermelho malbec e o pacote Pack Plus, que acrescenta bancos de couro e airbags de cortina, tem a oferecer.
Com um dos menores custo de manutenção da categoria o Kicks é impulsionado pelo confiável motor 1.6 16v, CVVTCS de 114 cv e 15,5 kgmf de torque tanto no etanol quanto na gasolina e um câmbio CVT XTronic. Um conjunto que trabalha com harmonia e economia para deslocar os seus 1.132 quilos.
Quem gosta de fazer turismo pegando uma estrada vai se impressionar com o conforto dos exclusivos bancos Zero Gravity. Sua espuma se adapta ao corpo do motorista e passageiro atenuando em muito as dores musculares após longos períodos ao volante.
Quanto à segurança ele conta com 6 airbags, controle de estabilidade e tração, sistema inteligente de partida em rampa (HSA), freios ABS com EBD + assistência de frenagem BA, cinto de três pontos para os cinco ocupantes e sistema Isofix para crianças. Fica devendo freios a disco nas quatro rodas.
As principais novidades na linha 2020 são a inclusão do piloto automático e a assinatura em LED nas lanternas, todavia, inexplicavelmente não são DRL (luzes diurnas de condução).
Seu interior é bem-acabado e confortável. Painel completo parcialmente revestido em couro, boa visualização dos instrumentos, ar condicionado manual, 2 tomadas 12 v mas só uma USB na central multimídia, que tem tela de 7 polegadas e Android Auto e Apple Car Play, além de opção de carga rápida para o celular.
Sua interface que mescla teclas analógicas e digitais não é tão intuitiva quanto deveria. Falta um indicador de temperatura externa e um apoio para o braço entre os bancos dianteiros.
Há excesso de plástico no revestimento das portas o que não condiz com a proposta do veículo. O porta-malas de 432 litros por outro lado, é todo revestido.
Na estrada roda macio e mantém fácil os limites de velocidade. O ruído do motor só invade a cabine quando exigido a fundo. A autonomia ainda é limitada pelos escassos 41 l de capacidade do tanque de combustível. No trânsito urbano é confortável, silencioso e fácil de manobrar, auxiliado pela excelente direção elétrica e pela boa empunhadura do volante.
Rodamos no total: 1.476 Kms, sendo 1.243 kms na estrada e 233 kms na cidade obtendo as seguintes médias de consumo: 11,23 e 6,5 km/l abastecido com etanol.
O veículo foi cedido pela fábrica e entregue pela Nissan Carrera, Butantã, na capital paulista.
Carlos Fernando Schrappe Borges
Publicado na Now Boarding – fevereiro/2020