“OSGEMEOS: Segredos” é a nova mostra que poderá ser visitada a partir do próximo dia 18 (sábado) no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba. São mais de 850 itens entre pinturas, instalações imersivas e sonoras, esculturas, intervenções site specific, desenhos e cadernos de anotações. As obras estarão na torre e na sala expositiva do Olho. A produção original é da Pinacoteca de São Paulo é veio a Curitiba apresentada pela Copel e viabilizada pelo governo do Estado do Paraná.

Jochen Volz, diretor-geral da Pinacoteca de São Paulo, diz que “OSGEMEOS: Segredos” é a primeira retrospectiva de grande porte que examina a produção dos artistas desde o começo da década de 1980 até a atualidade. “Esta é a maior exposição já produzida por eles”, afirma.

Gustavo e Otávio

A dupla de artistas formada pelos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo (São Paulo, 1974) construiu uma trajetória no mundo das artes sem nunca ter perdido de vista o desejo de manter-se acessível ao grande público.

Esse percurso inclui a participação em mostras nas principais instituições internacionais, como o Hamburger Bahnhof, em Berlim, em 2019, com um projeto concebido em parceria com o grupo berlinense de breakdance Flying Steps – um dos mais premiados mundialmente; a Vancouver Biennale, Canada (2014); o MOCA – Museum of Contemporary Art, em Los Angeles (2011); o MOT – Museum of Contemporary Art Tokyo, em Tóquio, Japão (2008) e a Tate Modern, em Londres, Reino Unido (2008), onde os artistas pintaram a fachada, e a Trienale de Milão (2006), entre outros. Ao longo de sua carreira, os irmãos também receberam convites para criar para os principais espaços públicos de mais de 60 países, incluindo Suécia, Alemanha, Portugal, Austrália, Cuba, Estados Unidos – com destaque para os telões eletrônicos da Times Square, em Nova York (2015) –, entre outros.

“Mais do que nunca, a arte apresenta-se aqui como inspiração”, diz a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika. Ela comenta que as cores, o movimento e a alegria presentes na obra d´OSGEMEOS, iluminam e nos ajudam a fazer a travessia entre o agora e uma nova fase, pós-pandemia.

A venda de ingressos é feita neste site e a exposição está aberta de terça a domingo, das 10h às 18h.

Fonte: MON

Foto: Flying Pictures/Nina Kramer

Comentários

Leave A Comment