A República Tcheca, além de belas paisagens, excelente gastronomia e sua cerveja, tem mistérios. Aqui estão quatro lugares para descobrir alguns dos mistérios do destino tcheco.
Loket, histórias e mistérios
A cidade de Loket, localizada no Oeste da Boêmia, na República Tcheca, perto da região de Karlovy Vary, fica em uma colina rochosa com um belo castelo medieval e é cercada pelo rio Ohře em três lados.
Lá você encontrará uma bela praça que apresenta uma coluna barroca da Santíssima Trindade e um conjunto de históricas casas burguesas. Diz a lenda que este é o local onde o velho Johann Wolfgang Goethe pediu em casamento a jovem Ulrika von Lewetzov, no terraço do hotel Bílý kůň.
Castelo de Loket
O castelo sobre o rio Ohře parece saído de um conto de fadas. Fica em uma colina rochosa, onde o rio corre muitos metros abaixo. O castelo foi construído em estilo românico-gótico no século 13 e testemunhou muitos eventos e hoje é considerado um destino turístico popular na região Oeste da Boêmia.
No castelo acontecem geralmente mercados e feiras, espetáculos de cavaleiros ou colheitas de uvas e ainda funciona como espaço de exposições. Fica aberto todo o ano.
Algo que os visitantes adoram é o seu museu de tortura, que conta histórias sombrias de algumas célebres personagens, acompanhadas de efeitos sonoros e iluminação.
Antes, dê uma olhada na pequena estátua de Gottstein, uma criatura parecida com um gnomo, com uma longa barba dourada, segurando uma clava nas costas. Uma placa o proclama o governante dos penhascos, rochas e do submundo de Loket. De acordo com a lenda, se uma pessoa tocar a ponta da barba de Gottstein, deixar algum dinheiro e desejar algo bom, o desejo se tornará realidade. No entanto, se uma pessoa tocar pelas costas ou pensar em algo ruim, essa pessoa sentirá a ira de Gottstein dentro de um ano.
Bečov nad Teplou, o grande mistério tcheco
Localizada a cerca de 20 km de Loket, Bečov nad Teplou é um destino na República Tcheca perfeito para os amantes de lugares históricos e mistérios. É aqui que se encontra o relicário de São Maurício, um artefato extravagante que data do primeiro quarto do século 13 e cujo valor é comparado ao das joias da coroa tcheca.
Foi ali que aconteceu uma história semelhante a um livro de suspense, em 1985, quando os criminologistas procuravam ansiosamente um objeto de valor que estava no território do país e pelo qual um estrangeiro desconhecido se interessava.
Eles tinham apenas algumas pistas e parecia impossível resolver o caso. No final, eles o encontram sob o piso da capela do palácio em Bečov nad Teplou: uma caixa dourada com preciosas decorações do século XIII para guardar os restos mortais de São Maurício. O relicário pertence aos exemplares mais preciosos da ourivesaria medieval e, depois das joias da coroa, é o segundo objeto mais valioso da República Tcheca. O relicário e mais detalhes sobre a história podem ser encontrados no Palácio Bečov.
Lukova e a igreja fantasma
Para quem gosta de lugares únicos e impressionantes, a dica é visitar a pequena cidade de Lukova, perto de Pilsen.
Ela é conhecida por ter uma atração ímpar: a Igreja Fantasma de São Jorge.
Fundada no século XIV, esta igreja ficou abandonada por muitos anos devido a todas as lendas que surgiram desde que o telhado desabou, em 1968, durante um funeral, causando grandes danos ao edifício e ferindo alguns dos participantes.
Em 2014, o Departamento de Design e Belas Artes da Universidade do Oeste da Boêmia encomendou a Jakuv Hadrava, como projeto de conclusão de curso, a tarefa de trazer este edifício de volta à vida e à atenção do público.
O artista cumpriu sua missão representando uma missa eterna com figuras em tamanho natural que lembram almas participando de uma missa silenciosa. O sucesso do empreendimento fez com que hoje essa seja uma das atrações mais importantes da região.
Dizem até que em algumas ocasiões as orações dessas estátuas são ouvidas, pois simbolizam os soldados expulsos dessas terras durante a Segunda Guerra Mundial.
A capela dos Ossos em Sedlec
Uma capela gótica medieval que se ergueu, durante centenas de anos, sobre os restos mortais de quarenta mil pessoas como um momento de silêncio, recordando o fim da vida humana e a existência da morte. Este é o famoso ossuário de Sedlec, perto de Kutná Hora. A sua decoração bizarra, composta por aranhas, pirâmides, cruzes e brasões, todos feitos com ossos humanos, surpreende visitantes de todo o mundo. Junte-se a eles para descobrir a história deste lugar fascinante que está entre os mais místicos da República Tcheca.
O ossuário está localizado no cemitério de Sedlec, na capela subterrânea da Igreja de Todos os Santos, que originalmente fazia parte de uma abadia cisterciense.
Conta a lenda que um dos abades do mosteiro cisterciense de Sedlec viajou para Jerusalém. Ao retornar, ele espalhou um punhado de solo da Terra Santa no cemitério local. Desta forma, o cemitério tornou-se um campo sagrado, o mais antigo da Europa Central, o que despertou enorme interesse por parte dos cristãos que desejavam ser sepultados precisamente neste local.
Após uma grande epidemia de peste e as guerras hussitas no século 15, cerca de quarenta mortos foram enterrados aqui. Mais tarde, a igreja foi consumida pelas chamas e abandonada à sua sorte.
Foi o brilhante arquiteto Jan Blažej Santini Aichel quem deu uma nova vida ao lugar e modificou o ossuário para o estilo gótico barroco, tão típico dele.
O acontecimento mais importante na história do lugar foi o ato de um certo František Rint, mestre construtor sênior da casa Schwarzenberg. Graças a ele, hoje se pode admirar a extraordinária decoração da capela inferior, composta por crânios e ossos humanos. Todos os ossos foram desinfetados, branqueados com cal clorada e meticulosamente montados para criar formas e figuras sem paralelo na Europa.
Durante a visita ao ossuário de Sedlec, você terá a oportunidade única de ver uma enorme aranha, uma cruz, cálices, custódias ou o magnífico brasão dos Schwarzenbergs, composto por todos os ossos do corpo humano.
Também vale a pena ver o detalhe do turco cujo olho foi arrancado por um corvo.
Se quiser experimentar algo inesquecível, no verão pode visitar o ossuário à noite, quando as impressões desta construção original ainda são realçadas por uma névoa escura e uma luz resplandecente no fundo de um palco com milhares de restos humanos.
Visite também a Catedral da Assunção da Virgem de Sedlec, recentemente restaurada, que fica nas proximidades. Juntamente com a bela Catedral gótica de Santa Bárbara, é um dos monumentos mais importantes da histórica cidade de Kutná Hora, que está na lista do Patrimônio Mundial da Unesco.
Fonte: Czech Tourism