Sem data para implementar, mas já decidido, o governo do México voltará a exigir visto dos turistas brasileiros, segundo documento oficial publicado na noite de ontem, 14 de outubro. O México não exige visto de visitantes brasileiros desde 2013.

O acordo bilateral para o fim da exigência de visto havia sido assinado em 2000 e entrou em vigor em 2004. Logo após, porém, foi suspenso, mas voltou a valer em 2013. Desde então, brasileiros e mexicanos só precisam de seus passaportes para as visitas.

Segundo o documento publicado, a medida terá um “caráter temporário” e ocorre em um momento que o país da América do Norte recebe um fluxo cada vez maior de brasileiros que tentam atravessar ilegalmente a fronteira terrestre com os Estados Unidos.

Alterações e sugestões

Dados do governo de Washington mostram que, nos onze meses de 2021, mais de 46,2 mil brasileiros foram presos ao tentar fazer a travessia. Em 2019, um ano antes da pandemia de Covid-19, esse número somou 17,9 mil.

O texto divulgado pelo governo mexicano no site da Comissão Nacional de Melhora Regulatória, que ainda pode ter alterações e sugestões, diz que há um grande número de brasileiros que “não correspondem ao perfil do visitante ou turista genuíno” e que há “muitas inconsistências na documentação, reforçando a possibilidade de que um número significativo de pessoas esteja querendo a isenção do visto de forma indevida”.

O documento ainda aponta que, para viajantes que cheguem de avião, o visto será eletrônico. Para outras formas, será necessário o documento emitido em um consulado do México.

A medida é válida apenas para turistas, não havendo alterações em quem vá para o país com o objetivo de “realizar atividades remuneradas”.

Fonte: Ansa

Cidade do México. Foto: Robbie Herrera/Unsplash

Comentários

Leave A Comment