São Bartolomeu, em Ouro Preto (MG), Vila do Enxaimel, em Pomerode (SC) e Alberto Moreira, em Barretos (SP), estas três vilas vão disputar o concurso “Melhores Vilas Turísticas” do mundo em áreas rurais. A indicação foi do Ministério do Turismo a quem cabe fazer as indicações. O resultado do concurso deve ser anunciado durante a Assembleia Geral da OMT (Organização Mundial do Turismo), que ocorrerá em Marraquexe, no Marrocos, ainda neste ano.

O objetivo é identificar aldeias ou vilarejos, ou seja, povoados ou cidades de pequeno porte que adotem estratégias inovadoras e transformadoras para o turismo em áreas rurais, alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – um conjunto de metas em temas fundamentais para o desenvolvimento humano, como redução das desigualdades, padrões sustentáveis de produção e de consumo e crescimento econômico inclusivo.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, diz acreditar “que esta iniciativa deve contribuir para impulsionar o turismo rural, evidenciando as belezas e experiências únicas que podemos oferecer no Brasil, além de possibilitar a troca de experiências e o desenvolvimento sustentável desse segmento.

Doces artesanais

O distrito de São Bartolomeu, em Ouro Preto, é conhecido como terra dos doces artesanais, que podem ser encontrados no comércio local, em eventos e nas casas dos moradores. Inclusive, a tradição dos doces de frutas possui registro como patrimônio imaterial de Ouro Preto desde 2008. Entre as festividades mais populares do distrito estão a Festa Cultural da Goiaba, com degustação de doces, exposições, sorteios e shows, e a Festa de São Bartolomeu e do Divido Espírito Santo.

Além de atrativos gastronômicos e religiosos, a Vila também recebe visitas de quem busca contato com natureza e tranquilidade. Localizada a cerca de 18 km de Ouro Preto, a vila foi fundada no século XVII por bandeirantes em busca de ouro e é uma das mais antigas do estado de Minas Gerais.

Queima do alho

Com características de uma cidade de Interior, o distrito de Alberto Moreira, que fica a 15 minutos de Barretos, tem no turismo um pilar fundamental de sua economia e foi indicada pelo MTur para disputar Melhores Vilas Turísticas. Oferece tranquilidade e a gastronomia como atrativos únicos. Em sua culinária típica estão, por exemplo, a queima do alho, carne de porco em lata, costela assada e boi no rolete. Os pratos têm ligação com a história da cidade.

Alberto Moreira. Foto: Prefeitura Barretos

Outro ponto forte do distrito é o artesanato, incluindo doces artesanais. O contato com a natureza também é o carro-chefe. Lá, é possível, por exemplo, realizar passeios a cavalos, pôneis e carros de boi, possibilitando experiências aos turistas. O distrito também alia o turismo religioso e o cicloturismo, por meio da Rota das Capelas. E, ainda, conta com festas populares religiosas, realizadas anualmente entre os meses de maio e setembro.

Cultura germânica

Na Vila do Enxaimel, em Pomerode, região do Vale do Itajaí, a Rota Enxaimel serve para a preservação da cultura e tradições germânicas no país. Enxaimel é uma antiga técnica construtiva caracterizada por tijolos e vigas aparentes de madeira.

Rota do Enxaimel. Foto: Prefeitura Pomerode

Oferece experiências relacionadas ao patrimônio imigratório, produtos agrícolas e coloniais, artesanato, trilhas ecológicas e atividades esportivas. Entre os atrativos de destaque estão, por exemplo, parques, museus e cervejarias. A região também é cercada por natureza.

Incentivo

Após a divulgação do resultado do concurso mundial Melhores Vilas Turísicas, por meio de um selo, a OMT identificará as “Melhores Vilas Turísticas”, que servirão de exemplo de destinos rurais na relação com bens culturais e naturais, a preservação e a promoção de valores rurais e comunitários e a defesa da inovação e da sustentabilidade nos aspectos econômicos, sociais e ambientais.

A OMT também disponibilizará um programa de apoio a aldeias e vilas que não tenham sido classificadas, neste primeiro momento, para obter o selo. E, ainda, criará uma rede para a troca de experiências, boas práticas, conhecimentos e oportunidades de desenvolvimento do turismo rural.

Amanda Costa, Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Comentários

Leave A Comment