Um destino que há 15 anos não entrava no circuito de roteiros turísticos ofertados pelas agências de turismo e sequer era lembrado. Era impensável turistar em Medellín, na Colômbia.
Na década de 90, Medellín foi considerada a metrópole mais violenta do mundo, com índices de homicídio exorbitantes, chegando a 380 por cada cem mil habitantes.
No entanto, a cidade começou uma transformação profunda nos anos seguintes baseada em três questões: implementação de um sistema de transporte público e de acessibilidade eficiente e qualificado, provisão de serviços públicos de qualidade para toda a população e planejamento urbano e territorial de longo prazo.
Hoje é considerada pela população a cidade mais segura entre os destinos turísticos e seu índice de homicídios caiu para o impressionante patamar de 23,2 por cada cem mil habitantes.
A cidade
Medellín tem cerca de 2,5 milhões de habitantes, que somados aos nove municípios de sua área metropolitana somam quase 3,8 milhões.
A cidade em 2013 foi declarada a mais inovadora do mundo no concurso City of the Year, do jornal norte-americano Wall Street Journal. Atualmente consolida-se como destino de referência internacional em práticas de inovação urbana e resiliência social.
TURISMO: 5 países para viajar onde o real vale mais
Possui um ecossistema de inovação ativo e em evolução, desenvolvendo projetos que abrangem aspectos de modernização do Observatório Turístico para uma Unidade de Inteligência Turística; desenvolvimento da Marca Cidade; campanha Destino Turístico Seguro Medellín; programa de estímulo à Sustentabilidade e Reativação do Setor de Turismo; fortalecimento de iniciativas comunitárias com foco no Turismo Criativo; projetos de infraestrutura Caminho Universal dos Sentidos e Centro Inteligente de Experiência e Atendimento ao Visitante.
O caminho é de tirar o fôlego
O trajeto do Aeroporto Internacional José María Córdova até Medellín é encantador. O percurso leva cerca de 30 minutos de descida, cerca de mil metros e a passagem por um túnel de 8 km.
Medellín está localizada na Cordilheira Central, um dos três ramos da cadeia montanhosa mais importante da América Latina, a Cordilheira dos Andes, o que a torna uma cidade localizada em uma região cercada por montanhas e natureza.
Onde se hospedar
Fiquei hospeda no Click Clack Hotel que representa toda a transformação que Medellín vem enfrentando ao longo desses anos.
Um hotel moderno, sofisticado, que esbanja detalhes criativos para estimular a curiosidade e interação dos hóspedes.
É cercado por folhagens criando a sensação de oásis urbano propiciando bem-estar e acolhimento. Com os seus três restaurantes e rooftop, tem o propósito de integrar os turistas com a população local. Está localizado em El Poblado, bairro turístico que conta com uma infinidade de atrações. O difícil é conseguir conhecer tudo que tem ali para fazer.
E por falar em gastronomia você não pode perder a oportunidade de provar a comida típica da região Andina. Os pratos são riquíssimos e contam um pouco da cultura local, como o Ajiaco, Cazuela de fríjoles antioqueños e a
Para se deslocar é fácil, tem até um ar de nostalgia de tempos outrora, pois basta você levantar a mão e um taxi para ali mesmo e você embarca na jornada.
Dicas de lugares para conhecer
Casa Kolacho e Comuna 13
A Comuna 13 é conhecida como “O berço de Pablo Escobar”. Hoje recebe os turistas em vielas coloridas, cheia de lojinhas das mais variadas.
Conheça a história de transformação social percorrendo graffitour e deixando-se envolver pelas cores dos murais de artistas majoritariamente locais, que retrataram o seu testemunho de resiliência através da arte.
A Casa Kolacho é centro de arte e cultura urbana localizado na Comuna 13.
Parque Explora
O Parque Explora é um museu interativo de ciências. É composto por um aquário, um planetário, oficina de experimentação e mais de trezentas experiências interativas.
Fernanda Skraba, diretora da Hospeda Eventos, texto e fotos